Influencer tem conta hackeada em rede social e criminosos aplicam golpes em seguidores

24/10/2023 09h25


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução /InstagramInfluencer tem conta hackeada em rede social e criminosos aplicam golpes em seguidores há quase uma semana: Influencer tem conta hackeada em rede social e criminosos aplicam golpes em seguidores há quase uma semana: "era minha fonte de renda"

A influencer Taynan Gaudêncio, proprietária do perfil @praondevamoshj, denunciou que teve sua conta hackeada no Instagram. Há quase uma semana, ela não possui mais acesso à conta e criminosos utilizam a página para aplicar golpes em seguidores.

“Estou muito abalada com essa situação, era a minha fonte de renda, é o meu trabalho, que eu investi quase oito anos nisso, mas também estou preocupada com as pessoas que sofreram o golpe dos criminosos”, declarou.

O golpe, que vem se popularizando nas redes sociais, consiste em usar perfis populares hackeados para pedir transferências de dinheiro, com a promessa de multiplicar os ganhos rapidamente.

A conta @praondevamoshj, criada em 2015, divulga aos seus seguidores bares, restaurantes, hotéis, passeios, entre outros locais para conhecer. Atualmente, o perfil possui quase 70 mil seguidores.

“A conta surgiu de forma despretensiosa. Era para ser um perfil pessoal, um álbum pessoal das nossas recordações, de lugares que nós visitávamos na época e, de lá pra cá, de forma orgânica, nós construímos essa história bonita e com credibilidade”, contou Taynan.
Imagem: Reprodução /Redes SociaisInfluencer tem conta hackeada em rede social e criminosos aplicam golpes em seguidores há quase uma semana: Influencer tem conta hackeada em rede social e criminosos aplicam golpes em seguidores há quase uma semana: "era minha fonte de renda".

Na quarta-feira (18), a influencer contou que seu aparelho celular ficou fora de área e o seu chip parou de funcionar. Em seguida, ela perdeu o acesso de todas as suas redes sociais, sejam elas profissionais ou pessoais.

“Eu recorri à polícia, eu fiz o BO on-line e tentei contato com a Meta, a empresa responsável por essas redes sociais, não tive sucesso, deixei nas mãos de uma agência de segurança virtual para tentar reaver essas minhas contas”, afirmou.
Imagem: Arquivo PessoalBoletim de ocorrência registrado pela influencer.(Imagem: Arquivo Pessoal)Boletim de ocorrência registrado pela influencer.

Alguns seguidores da @praondevamoshj relataram ter caído no golpe, mas ainda não é possível mensurar quantas pessoas foram vítimas dos golpistas. “Nosso perfil nunca divulgou promessas de dinheiro e, agora, os criminosos estão usando a minha imagem e os vídeos antigos que fiz de indicações de comida, de lugar, para fazer com que aquilo pareça real”, explicou Taynan.

A influencer prestou depoimento nessa segunda-feira (23). O caso é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), em Teresina. Até a publicação desta reportagem, Taynan Gaudêncio segue sem acesso ao @praondevamoshj.
Imagem: Reprodução /Redes SociaisInfluencer Taynan Gaudêncio (Imagem:Reprodução /Redes Sociais)Influencer Taynan Gaudêncio 


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews