Inclusão digital: Piauà é referência na promoção da conectividade no Brasil
06/05/2023 12h20Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Divulgação
O Projeto Piauí Conectado está presente nos 224 municípios piauienses, possibilitando que os serviços governamentais cheguem às comunidades mais remotas.
O Projeto Piauí Conectado está presente nos 224 municípios piauienses, possibilitando que os serviços governamentais cheguem às comunidades mais remotas.O conceito de “conectividade significativa” está cada vez mais presente nas discussões de políticas públicas que promovem inclusão digital e social. São temas intimamente relacionados com o direito ao acesso à internet, portanto, à informação e mais oportunidades.
Por meio da conectividade significativa, o abismo digital no Brasil pode ser superado e pessoas de diferentes níveis socioeconômicos conseguirão se conectar e participar ativamente da sociedade. Neste sentido, o projeto Piauí Conectado, implementado mediante uma parceria público-privada com o governo estadual, vem impulsionando uma verdadeira revolução digital com grande impacto na inclusão social.
Presente nos 224 municípios piauienses, o projeto possibilita que os serviços governamentais cheguem às comunidades mais remotas, e que internet gratuita seja ofertada em diversos espaços públicos espalhados pelo estado. O projeto Piauí Conectado também promove alfabetização digital, por meio da Academia Piauí Conectado, e a transformação de vidas em regiões menos favorecidas, como o Projeto Mimbó Conectado, que beneficia mais de 600 famílias no Quilombo Mimbó, em Amarante.
Thiago Pardo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ressalta que o trabalho desenvolvido pela Piauí Conectado vem se destacando nacionalmente.
“Estamos impressionados com os resultados obtidos pelo projeto, que se tornou exemplo para outros estados brasileiros de PPP bem-sucedida na área da telecomunicação”, afirma o consultor.
Imagem: Divulgação

O projeto Piauí Conectado foi um dos cases apresentados durante o seminário Conectividade Significativa, um novo desafio para o Brasil, organizado pela Anatel e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos dias 25 e 26 de abril, em Brasília, cuja finalidade foi discutir formas de superar barreiras em vista da inclusão digital.
O evento contou com grandes personalidades que atuam na área de telecomunicações, dentre elas representantes da Unesco, da União Internacional de Telecomunicações, com a participação do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, e do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que destacou o papel da conectividade universal e significativa como chave para a verdadeira transformação digital do Brasil e em todo mundo.
Durante o seminário, Emerson Silva, diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, recordou que o Piauí é um dos poucos estados do Brasil que possui uma estrutura tecnológica beneficiando todo o seu território.
“Bem mais do que levar uma estrutura moderna, apta aos atuais e futuros avanços tecnológicos, o projeto proporciona que milhares de piauienses possam acessar serviços essenciais, aprender novas habilidades, se comunicar com outras pessoas e a estarem inseridas em uma realidade que, até pouco tempo, era apenas para uma pequena parcela da população”, ressaltou Emerson.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook











