Incentivo ao empreendedorismo feminino no Piauí

31/08/2022 21h10

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O empreendedorismo feminino é um assunto em pauta no Piauí com incentivo dos setores públicos e privados para acontecer ainda este ano.

Um dos projetos mais importantes é o Programa Empreendendo Vidas, idealizado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).

Confira a seguir como o incentivo às empreendedoras piauienses vem mudando a vida dessas mulheres.

Conheça o Programa Empreendendo Vidas

O Programa Empreendendo Vidas, é idealizado por diversos setores e incentivará e orientará novas empreendedoras oferecendo qualificação e orientação profissional, acesso ao crédito para novos negócios, e segurança econômica.

Algumas das parcerias e incentivo ao programa é Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), as concessionárias de PPP do Piauí, SEBRAE, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí.

Conheça outros Programas de incentivo ao empreendedorismo em andamento

Uma das ações do Programa é o Costurando o Empreendedorismo, cujo objetivo é oferecer capacitação profissional e contínua aos trabalhadores e empreendedores têxteis do Piauí. Além disso, o projeto em andamento o Novo Piauí Center viabilizará um enorme Projeto de Qualificação e Formação Técnica Profissional que iniciará a partir de abril.

O programa conta com uma carga horária de 480 horas/aula e irá focar nas técnicas avançadas em gerenciamento de novos negócios. Ao final do curso, os participantes estarão aptos e motivados a se tornarem empreendedoras.

Contudo, haverá uma segunda fase no programa, onde terão suas ideias de projeto ou empreendimento avaliados até estarem maduros e possam ser inseridos ao mercado. Outros projetos em andamento são o Produzindo o Futuro: Aromas e Sabores do Empreender e o Mulheres Para o Mercado Empreendedor.

Imagem: ReproduçãoIncentivo ao empreendedorismo feminino no Piauí(Imagem:Reprodução)
O primeiro programa tem objetivo de oferecer aos membros das entidades assistenciais beneficiadas pelo Banco de Alimentos a conhecer as técnicas de conservação de alimentos e funções culinárias para produção de novos produtos gerando novas fontes de renda a população.

Por último, o projeto desenvolvido é o Mulheres Para o Mercado Empreendedor, onde concessionárias do programa de PPP do Estado do Piauí oferecem palestras e oficinas com temas como inclusão digital da mulher empreendedora e seus negócios.

Outros temas abordados são Marketing Digital, Gerenciamento de Mídias Sociais e estratégias e utilização de plataformas de comunicação como, por exemplo, o WhatsApp Business. O projeto conta com apoio do Sebrae e do IFPI, que disponibilizam palestras de incentivo voltadas para o empreendedorismo, cursos e oficinas em suas plataformas.

Setores do empreendedorismo feminino que mais crescem

Um dos setores que mais crescem sem dúvida é o da estética e beleza onde as mulheres lideram empreendendo. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, 2020 obteve um crescimento de 5,8% no setor.

Nesse sentido, os dados mostram que mesmo durante o período de pandemia e tantas dificuldades causadas por ela, o mercado estético se manteve como um dos mais promissores do Brasil.

Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o SEBRAE, mostrou que no Brasil há cerca de 24 milhões de mulheres empreendedoras. Ou seja, o setor da beleza e estética é o preferido das mulheres e cada vez mais nascem novos negócios no setor liderado por elas.

Além disso, as franquias de cosméticos, produtos de beleza e estética também tiveram crescimento no país. As franquias tendem a se espalhar porque o negócio já está basicamente estruturado, basta o investimento inicial e o conhecimento da marca.

Contudo, tanto para as franquias quanto para novos empreendimentos, é fundamental buscar alguma capacitação sobre gerenciamento de novos negócios, por exemplo, o Sebrae que disponibiliza estes treinamentos. Confira alguns dos setores que mais cresceram e tender a crescer cada vez mais:
  • Manicure e pedicure;
  • Cabeleireiro;
  • Designer de sobrancelha;
  • Maquiadora;
  • Depilação;
  • Lash designer (aplicação de cílios);
  • Esteticista.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando as publicações e a cobertura sobre a região e temas relevantes.