Incêndio se alastra de Domingos Mourão para Pedro II e ameaça casas de comunidade rural no Piauí

06/09/2023 09h50


Fonte G1 PI

Imagem: Mazinho AlmedeiraIncêndio ameaça residências de comunidade rural de Pedro II.(Imagem:Mazinho Almedeira)Incêndio ameaça residências de comunidade rural de Pedro II.



Um foco de incêndio que iniciou na sexta-feira (1º) em Domingos Mourão se alastrou e agora ameaça casas de comunidade rural de Pedro II, Norte do Piauí. Segundo o coordenador da Defesa CiviI, Marcelo Braga, o fogo começou como um mero incêndio, mas que tomou proporções drásticas.

"Começou como um pequeno fogo que se alastrou e hoje se tornou um risco enorme. Ainda na noite de segunda-feira (4), ele ficou mais forte, então, criamos um gabinete de crise e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Piripiri veio ajudar na manhã desta terça-feira"
, afirmou.

Ao g1, o coordenador disse que não se pode medir as proporções de destruição do fogo, já que é uma zona de mata. Ele afirmou também que o fogo se aproximou da comunidade Caranguejo, próxima ao Mirante do Gritador, comunidade rural de Pedro II, e ameaça as residências da população que mora no entorno.

"Criamos um grupo de defesa e esperamos que até amanhã o fogo esteja controlado. É um risco muito grande e todo o cuidado é pouco nesse período",
finalizou.

Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de agosto, o estado do Piauí registou 3.274 focos de incêndio. A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos.

Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências.

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.

Canal de atendimento

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693


 

Tópicos: estado, fogo, focos