Incêndio que ameaçava Parques das Serras das Confusões e Capivara é controlado após dois dias

09/09/2021 14h02


Fonte G1 PI

Imagem: André PessoaIncêndio que ameaçava Parques das Serras das Confusões e Capivara é controlado após dois dias(Imagem:André Pessoa)Incêndio que ameaçava Parques das Serras das Confusões e Capivara é controlado após dois dias

O incêndio de grandes proporções na Zona Rural de São Raimundo Nonato foi controlado nesta quinta-feira (9). Brigadistas da Prefeitura do município e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), e militares do Corpo de Bombeiros participaram da operação.

O fogo iniciou no dia 7 de setembro e chegou a ameaçar casas de aproximadamente 100 moradores e os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, maior área de preservação de caatinga no Brasil.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, nessa quarta-feira (8) fogo consumia uma área situada a cerca de oito quilômetros do Parques Nacional da Serra da Capivara.

“É um incêndio de grande proporção nessa vegetação em especial pela formação do relevo do local. Quando o incêndio vai subindo uma área de inclinação, ele sobe com muita velocidade, e é o que nós encontramos lá”, disse o comandante operação dos Bombeiros, coronel João Costa, na ocasião.

No combate ao incêndio, participaram cerca de 30 bombeiros e brigadistas. Também foram utilizadas máquinas cedidas pela Prefeitura de São Raimundo Nonato para abrir aceiros, cortes na mata que impedem que o fogo se alastre.

Ainda conforme a corporação, apesar de o incêndio ter sido controlado, a região permanece sendo monitorada para evitar a formação de novas chamas, propícias ao período quente e seco no estado.

Focos de incêndio no Piauí


O Piauí concentrou nos primeiros nove dias de setembro quase 8% do total de focos de incêndio registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, já foram 776 focos de queimadas registrados no estado.

A cidade de Pimenteiras, cidade a 260 km de Teresina, liderou em quantidade de focos de incêndio registrados nos primeiros dias do mês: 74 focos, sendo 9,5% do total registrado no estado. Segundo a prefeitura do município, a região tem sido monitorada frequentemente para combater o fogo.

"A Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente, os brigadistas e o Corpo de Bombeiros estão fazendo de tudo, 24 horas, para conter o avanço do fogo no município", informou a prefeitura de Pimenteiras.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: bombeiros, serra, inc?ndio