Incêndio em Parque Nacional Serra das Confusões é controlado, diz Corpo de Bombeiros

24/09/2021 14h54


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoIncêndio atinge região de mata em Jurema, no Sul do Piauí(Imagem:Divulgação)Incêndio atinge região de mata em Jurema, no Sul do Piauí

O incêndio que atingia o município de Jurema, a 324 km de Teresina, foi controlado na noite dessa quinta-feira (23), segundo o Corpo de Bombeiros. O fogo chegou a ameaçar o Parque Nacional Serra das Confusões, maior área de preservação da caatinga do planeta.

Desde segunda-feira (20), equipes do Corpo de Bombeiros de Floriano e São Raimundo Nonato trabalham na região, combatendo as chamas. De acordo com a Prefeitura de Jurema, a população da cidade também tem dado apoio aos bombeiros.

Os povoados Olho D’água, Costa do Olho e Pendangas, na zona rural da cidade, foram atingidos pelo incêndio. Segundo a prefeita do município, Kaylanne (MDB), o relevo da região e o remoto acesso à sinais de internet dificultaram a contenção do fogo.

"Por ser um região muito íngrime, é difícil chegar com carro-pipa e máquinas para fazer aceiros, que são cortes na mata para impedir que o fogo se alastre. Moradores da região que estão criando, com o auxílio de enxadas e ferramentas. É um trabalho muito braçal, estamos trabalhando arduamente", informou a prefeita.

A cidade fica na região do Parque Nacional Serra das Confusões, maior área de preservação de caatinga do planeta, com 1.02 milhão de hectares, onde viveram os animais da megafauna. A região já foi atingida por incêndios anteriormente, ainda em setembro.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: bombeiros, fogo, regi?o