Incêndio atinge roça no Sul do Piauí e fortes ventos impedem combate ao fogo
23/09/2025 17h17Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução
Incêndio atinge roça em Canto do Buriti, no Sul do Piauí.

Um incêndio atingiu uma área de roça na comunidade Santa Clara, em Canto do Buriti, a cerca de 336 km de Teresina, nesta terça-feira (23). A Brigada Voluntária de Santa Clara informou que acompanha a situação, mas ainda não começou o combate por causa dos ventos fortes. O grupo pediu apoio ao Corpo de Bombeiros.
Moradores registraram imagens que mostram chamas altas e grande quantidade de fumaça. A extensão da área afetada ainda não foi calculada.
Sérgio Dias, chefe da Brigada Voluntária de Santa Clara, disse ao g1 que o incêndio começou por volta das 11h, perto da BR-141. Segundo ele, o fogo se espalhou rápido por causa da vegetação seca e dos ventos fortes.
"Nós estamos orientando os moradores nesse momento para não irem nas propriedades, não tentarem apagar o fogo por conta própria e também que evitem passar na BR, pois temos receio de que o vento avance ainda mais as chamas", destacou o brigadista.
O chefe da brigada afirmou que ainda não se sabe o que causou o incêndio. A equipe, formada por 20 brigadistas, não conseguiu iniciar o combate por causa do calor intenso e dos ventos. Sérgio aguarda resposta do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBmepi).
Operação combate incêndios em São Raimundo Nonato
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realiza uma operação com objetivo de combater focos de incêndio na cidade de São Raimundo Nonato, também no Sul do Piauí. 51 bombeiros e brigadistas, 18 veículos, tratores e um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí (Bopaer) atuam na ação.
De acordo com a SSP-PI, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atua na operação e enviou 14 brigadistas e cinco carros. Cerca de 20 brigadistas de São Raimundo Nonato também integram o projeto, com apoio de cinco caminhões-pipa. Um servidor da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também está na cidade com equipamentos especializados de combate ao fogo, como sopradores, bombas costais e motosserras.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Cbmepi) também foram enviadas.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook