Incêndio atinge roça no Sul do Piauà e fortes ventos impedem combate ao fogo
23/09/2025 17h17Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução
Incêndio atinge roça em Canto do Buriti, no Sul do Piauí.
Incêndio atinge roça em Canto do Buriti, no Sul do Piauí.Um incêndio atingiu uma área de roça na comunidade Santa Clara, em Canto do Buriti, a cerca de 336 km de Teresina, nesta terça-feira (23). A Brigada Voluntária de Santa Clara informou que acompanha a situação, mas ainda não começou o combate por causa dos ventos fortes. O grupo pediu apoio ao Corpo de Bombeiros.
Moradores registraram imagens que mostram chamas altas e grande quantidade de fumaça. A extensão da área afetada ainda não foi calculada.
Sérgio Dias, chefe da Brigada Voluntária de Santa Clara, disse ao g1 que o incêndio começou por volta das 11h, perto da BR-141. Segundo ele, o fogo se espalhou rápido por causa da vegetação seca e dos ventos fortes.
"Nós estamos orientando os moradores nesse momento para não irem nas propriedades, não tentarem apagar o fogo por conta própria e também que evitem passar na BR, pois temos receio de que o vento avance ainda mais as chamas", destacou o brigadista.
O chefe da brigada afirmou que ainda não se sabe o que causou o incêndio. A equipe, formada por 20 brigadistas, não conseguiu iniciar o combate por causa do calor intenso e dos ventos. Sérgio aguarda resposta do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBmepi).
Operação combate incêndios em São Raimundo Nonato
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realiza uma operação com objetivo de combater focos de incêndio na cidade de São Raimundo Nonato, também no Sul do Piauí. 51 bombeiros e brigadistas, 18 veículos, tratores e um helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar do Piauí (Bopaer) atuam na ação.
De acordo com a SSP-PI, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atua na operação e enviou 14 brigadistas e cinco carros. Cerca de 20 brigadistas de São Raimundo Nonato também integram o projeto, com apoio de cinco caminhões-pipa. Um servidor da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também está na cidade com equipamentos especializados de combate ao fogo, como sopradores, bombas costais e motosserras.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (Cbmepi) também foram enviadas.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












