IML do Piauí vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres

01/10/2023 13h57


Fonte Cidade Verde

Imagem: Ascom / SSPIML do Piauí vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres(Imagem:Ascom / SSP)IML do Piauí vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres

O Instituto Médico Legal do Piauí (IML) vai receber 13 novas viaturas para transporte de cadáveres na próxima segunda-feira (02). Hoje o órgão conta com quatro viaturas, que fazem esse serviço em todo o Estado.

No total, o Governo do Estado vai investir mais R$ 3 milhões na compra e aparelhamento das viaturas.
As novas viaturas serão pick-ups, com tração 4 x 4, adaptadas para o transporte de até quatro cadáveres ao mesmo tempo e equipadas com sistema de comunicação por rádio.

“Um rabecão deve possuir um compartimento especial para o transporte do caixão. Esse compartimento é, geralmente, localizado na parte traseira do veículo e é projetado de forma a garantir a estabilidade e a segurança do caixão durante o transporte”, explica Antonio Nunes perito geral da Polícia Científica do Piauí.

O compartimento destinado ao transporte dos cadáveres deve ser separado do ambiente em que viaja a equipe da Polícia Científica. É exigido, ainda, o transporte dos corpos seja feito em ambiente refrigerado, para garantir a conservação dos corpos nos trajetos mais longos e nos dias de mais calor.

“Um rabecão deve possuir um sistema de refrigeração, que permite a conservação do corpo por um período maior de tempo. Esse sistema é, especialmente, importante em casos de óbitos ocorridos em locais distantes ou em períodos de calor intenso”, explica o perito-geral do IML Piauí.

Segundo Antonio Nunes, perito geral da Polícia Científica, as viaturas serão utilizadas nas cidades piauienses em que há presença da polícia médico-legal. São elas: Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo maior, Floriano, Oeiras, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Corrente e Uruçuí. Nestes municípios há presença da polícia médico-legal.

Ainda segundo o perito-geral as viaturas estão sendo solicitadas, via ofício, ao Governo do Estado desde o ano de 2014.
“Há um tempo chegou a acontecer a licitação, mas a empresa vencedora desistiu da venda porque os veículos sofreram um aumento de preço no mercado”, explicou o perito-geral do IML Piauí.

A solenidade de entrega acontece na sede do IML no bairro Saci, na zona Sul de Teresina, a partir das 8. Participam da entrega o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, e o perito geral de Polícia Científica, Antonio Nunes.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: iml, viatura, transporte