Imepi realiza verificação de mais de 450 balanças no Piauí

10/04/2024 10h46


Fonte Governo do Piauí

Fiscais do setor da Metrologia do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram a verificação de mais de 450 balanças de pesagem em 11 municípios do interior do Piauí e também da capital.

A fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina. Ao todo, 10 balanças foram reprovadas e 28 foram apreendidas por não conter modelo de aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Imagem: DivulgaçãoA fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do(Imagem:Divulgação)A fiscalização percorreu as cidades de Eliseu Martins, Manoel Emídio, Bertolínia, Landri Sales, Marcos Parente, Canto do Buriti, Itaueiras, Flores do Piauí, Pavussu, Rio Grande do Piauí e Teresina.

De acordo com a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, a fiscalização faz parte de uma operação com foco na Semana Santa, deflagrada ainda no mês de março. “Durante esse período, nossos fiscais estiveram empenhados em coletar produtos típicos da Semana Santa, além de vistoriar balanças de pesagem de pescados que possuem um alto índice de venda nessa época. As balanças apreendidas são importadas e não possuem nenhum tipo de plano de selagem. São proibidas para realização de transações comerciais e estavam lesando o consumidor”, explica.

As multas podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi, por meio do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: imepi, piau?, metrologia