Imepi realiza Operação Páscoa entre os dias 4 e 27 de março

29/02/2024 14h00


Fonte Governo do Piauí

O setor de pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (ImepiI) realiza, entre os dias 4 e 27 de março, a Operação Páscoa. A ação consiste na fiscalização de produtos típicos da Semana Santa, coletados em supermercados e demais estabelecimentos comerciais em alta neste período.

Entre os itens que serão coletados, destacam-se: ovos de chocolate, bombons, macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. Os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do órgão.

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, a operação assegura que produtos de melhor qualidade permaneçam nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais e que o consumidor não seja lesado na hora de fazer sua compra.

“Os produtos coletados serão periciados, quanto ao peso que indicam na embalagem. Ou seja, no caso de um ovo de chocolate indicar 240g, o Imepi vai verificar, na presença do fabricante da empresa, se de fato esse produto possui esse peso. Após o exame, os itens podem ser doados pelos representantes das empresas para instituições beneficentes devidamente cadastradas no sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explica a gestora.

Os brinquedos contidos nos ovos de chocolate serão analisados pelo setor de Qualidade, a respeito da veracidade do selo do Inmetro. No setor da Metrologia, fiscais do Imepi percorrerão mercados e feiras para verificar o selo do Inmetro nas balanças utilizadas na pesagem de pescados.

Em caso de constatada alguma irregularidade o Imepi emite um laudo de infração com multas, que variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Para denúncias e demais dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a ouvidoria do Imepi, por meio do whatsApp: (86) 99456-1921.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: imepi, produtos, inmetro