Imepi realiza fiscalização contra venda de produtos irregulares em Teresina

05/05/2015 08h03


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarFiscalização especial foi deflagrada visando o Dia das Mães.(Imagem:G1 PI)Fiscalização especial foi deflagrada visando o Dia das Mães.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realiza desde o dia 26 de abril uma operação especial para fiscalizar produtos irregulares no comércio de Teresina. A fiscalização foi deflagrada visando o Dia das Mães e deve continuar até o final deste mês. Diversos tipos de produtos já foram coletados pelos fiscais e deverão passar por análise.

Entre os materiais apreendidos estão principalmente roupas e cosméticos. De acordo com Mayra Suely Freire, gerente do setor de pré-medidos do Imepi, a fiscalização visa garantir as boas relações comerciais junto aos consumidores.

"O produto pré-medido é aquele pré-embalado e pré-fabricado sem a presença do consumidor, daí a importância da fiscalização nesse processo. Para verificar se um determinado cosmético que indica 200 gramas realmente tem essa quantidade, pois o consumidor paga pelo peso líquido indicado na embalagem",
explicou a gerente.

O diretor do Imepi, Maycon Danylo, destaca que a operação tem o objetivo de assegurar os direitos dos consumidores. Segundo ele, as empresas que praticarem algo fora das normas estabelecidas pelo Imepi serão autuadas com multa que varia entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

Os produtos coletados serão enviados para análise em um laboratório no Paraná e após os resultados as empresas detectadas com irregularidades serão autuadas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui