Imepi intensifica fiscalização em distribuidoras de botijão de gás no PI

09/07/2015 08h27


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarÓrgão orienta consumidores a ficarem atentos às condições dos recipientes.(Imagem:G1 PI)Órgão orienta consumidores a ficarem atentos às condições dos recipientes.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) em parceria com o Corpo de Bombeiros está intensificando a fiscalização do transporte e do armazenamento do botijão de gás de cozinha no estado. Segundo as normas exigidas, o botijão doméstico tem que ter 28 quilos, sendo 15 do recipiente e 13 do produto.

Apesar da exigência, nem todos respeitam as normas. Das nove distribuidoras fiscalizadas pelo Imepi no mês de junho em Picos, Sul do estado, duas vendiam botijões com o peso abaixo do indicado. Em Teresina, o órgão fez uma blitz para evitar que o consumidor seja vítima dessa prática abusiva.

"Nós já fiscalizamos somente esse ano mais de 120 depósitos de botijão de gás em todo o estado. Até o dia 31 deste mês iremos intensificar as fiscalizações em todos os depósitos aqui da cidade de Teresina",
disse Maycon Danilo, diretor do Imepi.

A orientação do órgão é que o consumidor verifique as condições do recipiente e confira se o peso está indicado e visível do lado de fora. Se for o caso, o consumidor pode até solicitar a pesagem do botijão. O Imepi também está fiscalizando as condições de transporte dos botijões.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui