Imepi autua 20 caminhões em Picos por irregularidades nos cronotacógrafos

03/06/2017 08h26


Fonte G1 PI

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) autuou 20 veículos por irregularidades nos no município de Picos localizado a 306 KM ao Sul de Teresina. A ação que fiscalizou mais de 100 veículos ocorreu em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). O balanço da operação foi divulgado nesta sexta-feira (2).

De acordo com o inspetor da PRF Charlton Nascimento, a fiscalização do cronotacógrafo é de grande importância, afinal o uso deste aparelho é uma exigência legal e pode ser aceito como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução.

“Este instrumento registra a velocidade e a distância percorrida do veículo, em função do tempo decorrido. Apresenta ainda informações relacionadas ao condutor como o tempo de trabalho, de parada e de direção”,
disse.

Imagem: Reprodução/TV IntegraçãoImepi autua 20 caminhões em Picos por irregularidades nos cronotacógrafos.(Imagem:Reprodução/TV Integração)

Segundo o inspetor, o cronotacógrafo é um equipamento utilizado em apenas alguns países. No Brasil, desde 1991 é obrigatório que todos os veículos com capacidade superior a 10 ocupantes e peso acima de 4.536 kg tenham o instrumento.

“O primeiro objetivo para esse equipamento ser implantado no Brasil, foi para que o Ministério do Trabalho pudesse avaliar e ponderar sobre a quantidade de horas de trabalho realizada por condutores de veículos passageiros e carga”
, contou.

Charlton Nascimento acredita que os veículos atuados não estariam com o certificado de regularidade adimplente. “O cronotacógrafo necessita de um certificado de regularidade que dura um período de dois anos. O que aconteceu com esses veículos é que eles estavam irregular ou até mesmo com o aparelho violado”, finalizou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui