II Seminário discute ações sobre dengue, chikungunya e zika no Piauí

15/09/2016 13h30


Fonte Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quinta (15), o II Seminário Estadual de Enfrentamento à Microcefalia, Dengue, Zika e Chikungunya com o objetivo de reforçar, junto aos gestores municipais, as medidas de prevenção contra o mosquito transmissor das três doenças. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE-PI).

Na ocasião, o secretário da Saúde Francisco Costa ressaltou que este é um momento de “discussão para se tratar sobre os avanços, mas também de programação para os próximos meses de como se dará esse enfrentamento. Em nenhum momento podemos relaxar e precisamos reforçar justamente o combate ao vetor”, disse.

Imagem: DivulgaçãoFrancisco Costa, secretário de Estado da Saúde.(Imagem:Divulgação)

De janeiro a 14 de setembro, o Piauí já notificou 5.041 casos prováveis de dengue, uma redução de 31,1% em relação ao mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue.

Francisco ressaltou ainda “que em relação à chikungunya estamos com números mais significativos e de que é preciso realmente melhorar esses indicadores, reforçando as medidas de prevenção e vigilância”.

Este ano já foram notificados 2.232 de chikugunya, sendo 1.030 confirmados, em 71 municípios. Além disso, foi constatado um óbito, em Teresina, pela doença. Em 2015, foram 259 casos de chikungunya, em seis municípios.

No que se refere aos casos de zika vírus, o Piauí notificou 303 casos prováveis, em 29 municípios.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 188 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e sete já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 188, nove estão em investigação e 82 foram descartados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui