Idoso desbrava o Piauí após se tornar explorador de sítios arqueológicos

03/10/2020 20h16


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeIdoso é encantado com as formações rochosas e pinturas rupestres.(Imagem:TV Clube)Idoso é encantado com as formações rochosas e pinturas rupestres.

O Piauí é um dos estados do Brasil que possui uma das grandes concentrações de pinturas rupestres, desenhos que encantam muitos pessoas. Uma delas é o aposentado Eudemir Ribeiro, que se tornou um explorador de sítios arqueológicos no estado.

O aposentado já desbravou sítios arqueológicos em quatro municípios na região Norte do Piauí. Além das pinturas rupestres, o pesquisador também se diz fascinado com a formação de piscinas naturais que acontece no primeiro semestre do ano em vários locais do estado.

“Hoje já conheço sítios em Cocal de Telha, Piripiri, Milton Brandão e Pedro II. O que mais encanta são as formações rochosas, as pinturas rupestres e também as piscinas naturais, que na época do inverno é muito agradável para banho”, disse.

Um dos locais de pesquisa favoritos de Eudemir é a Pedra do Letreiro, em Pedro II. No local, estão preservadas estruturas rochosas que, em um dia, já funcionou como um abrigo para os primeiros habitantes da região. Elas ainda apresentam desenhos de animais e traços que representam um tipo de calendário.
Imagem: TV ClubePedra do Letreiro (Imagem:TV Clube)Pedra do Letreiro 

“Aqui temos a Pedra da Balança. Ela leva esse nome devido ao fato de ser equilibrada por três toquinhos de pedra e também ter formato de cérebro. No alto, tem a Pedra do Camelo e a Pedra da Galinha, por terem semelhanças com esses animais”, contou Eudemir.

Talento que atravessa gerações
De tanto ver a paixão do pai pela arqueologia, Ana Suzanne, filha de Eudemir, passou a acompanhá-lo nas explorações dos sítios arqueológicos. Ela contou que tem como projeto escrever um livro sobre as pesquisas do pai e os locais encontrados.

“Eu tenho um projeto para a escrita da história da cidade, da preservação do local, das pinturas e também da paixão dele. É um legado histórico cultural. A luta dele é incansável”, relatou.
Imagem: TV ClubeFilha de idoso pretende lançar livro sobre seu trabalho.(Imagem:TV Clube)Filha de idoso pretende lançar livro sobre seu trabalho.

Sítios arqueológicos no Piauí
De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro Patrimônio Cultural (IPHAN) no Piauí, Fábio Ferreira, existem cerca de 2.000 sítios arqueológicos registrados no estado. Para o cadastro no sistema nacional, é necessário, anteriormente, um aval do órgão.

“Os sítios vão desde locais com pinturas, artefatos de pedra, cerâmica, e que são registros dessas sociedades que viveram na região há milhares de anos", comentou.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, pinturas, rupestres