Iaspi realiza quase 38 mil exames de imagem de mama em um ano

09/11/2023 15h21


Fonte Governo do Piauí

O Iaspi Saúde mantém parceria com clínicas e hospitais e prioriza a prevenção dos diferentes tipos de câncer, uma vez que a detecção precoce aumenta as chances de cura, chegando a 100% no caso do câncer de mama. Nesse sentido, o instituto realizou, de outubro de 2022 a outubro de 2023, um total de 37.833 exames de imagem da mama, incluindo mamografia e ultrassonografia.

Apenas este ano, de janeiro a outubro, os números já contabilizam 30.028 exames, dentre eles a cintilografia de mama, mamografia bilateral, mamografia com marcação pré-cirúrgica, biópsia percutânea de fragmento mamário e ultrassonografia mamária.

No ano passado, foram realizados, em outubro, um total de 2.677 exames de imagem de mama; em novembro foram 2.905; e em dezembro 2.223. Este ano, em janeiro (3.649), fevereiro (2.794), março (3.506), abril (2.543), maio (3.250), junho (3.107), agosto (3.073), setembro (2.631) e outubro (2.569).

Importantes na detecção precoce e tratamento do câncer de mama, os números são significativos em termos de atendimento, uma vez que as estimativas indicam que uma a cada oito mulheres desenvolvam o câncer de mama em algum momento da vida.

Para a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, que é médica oncologista, é indispensável que o cuidado e a prevenção sejam constantes e a conscientização não fique restrita ao mês de outubro.

“Não se deve ter medo do exame, mas de perder a oportunidade de fazer o exame que detecta o problema no início. Lembrem-se que o câncer detectado logo no começo, qualquer tipo de câncer, tem muito mais chance de cura, e o câncer de mama, identificado e tratado no início, tem quase 100% de chance de cura”,
afirma a diretora.

O câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina no Brasil e no mundo, com exceção do câncer de pele não melanoma. Mulheres a partir de 50 anos têm mais chances de desenvolver tumor na mama e por isso devem estar mais atentas a realizar seus exames anualmente.

A mamografia possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.  

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mama, mamografia, exames