Hospital usa "prontuário afetivo" para acolher pacientes internados com Covid-19 no Piauí

17/04/2021 12h48


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoHospital usa Hospital usa "prontuário afetivo" para acolher pacientes internados com Covid-19 no Piauí

Para amenizar a dor e a solidão enfrentadas pelos pacientes em tratamento contra a Covid-19, profissionais de saúde de um hospital particular de Teresina criaram o “prontuário afetivo”. A iniciativa tem como objetivo acolhê-los e ajudar na recuperação.

Em cada leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar são fixadas informações como, por exemplo, as músicas que gostam de ouvir ou o seu hobby favorito. O prontuário também é personalizado com canetas coloridas e desenhos afetuosos.

Segundo a psicóloga Renata Cardoso, o prontuário é formado por informações passadas por familiares dos pacientes, que rotineiramente estão em contato com os profissionais de saúde.

“Nós entramos em contato com a família destes pacientes e temos ouvido histórias marcantes, que tem mexido muito conosco. Essa ação acaba nos aproximando da pessoa para que tratá-la de uma forma mais individual. Isso tem ajudado bastante no processo de recuperação”, contou.

A individualização do tratamento, conforme Renata, o torna também mais humanizado. O prontuário e os momentos de diversão no hospital fazem com que o paciente se lembre de quem é.

“Ele deixa de ser aquele paciente que está no leito tal, cuidado pela equipe tal e volta a ser o seu José, a dona Maria, que tem seus filhos, sua família, seus gostos, seus hobbys. É uma forma de melhorar o ambiente para ele”, comentou a psicóloga.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: pacientes, covid, prontu?rio