Hospital Regional de Piripiri, no Norte do Piauí, tem 100% dos leitos de Covid ocupados

02/03/2021 14h16

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, Norte do Piauí, está com seus 54 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados, de acordo com a prefeita da cidade, Jôve Oliveira. A gestora afirmou em entrevista à TV Clube, na tarde desta terça-feira (2), que pacientes estão sendo transferidos para outras cidades.

A unidade de saúde, que atende 22 municípios, possui 39 leitos clínicos e 15 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A prefeita já havia se manifestado sobre a situação em vídeo gravado na segunda-feira (1), quando, dos 54 leitos gerais destinados ao tratamento da doença, apenas três leitos clínicos estavam disponíveis.
Imagem: ReproduçãoJôve Oliveira, prefeita de Piripiri.(Imagem:Reprodução)Jôve Oliveira, prefeita de Piripiri.

A prefeita afirmou que os recursos são escassos, que a quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 são insuficientes e que falta um cronograma de recebimento dos imunizantes para os grupos prioritários.

"São dias difíceis em Piripiri. Assim como no restante do Brasil, muitas pessoas se contaminando e precisando de intubação. Tivemos lockdown parcial no fim de semana, mas precisamos de mais atenção", disse a gestora.

"Eu sei que todo mundo está cansado, ninguém aguenta mais falar de Covid, mas a Covid não cansou da gente", completou a prefeita.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o município de Piripiri, registrou, até o momento, 4.513 casos de Covid-19 e 72 óbitos pela doença.

Jôve Oliveira também pontuou ações que terão mais atenção nos próximos dias para tentar conter a disseminação da Covid-19 no município.

“Vamos fazer a nossa parte investindo em testagem, distribuição de máscaras, álcool em gel e na conscientização e sensibilização das pessoas”, afirmou.

Covid-19 no Piauí

De acordo com o boletim de segunda, o Piauí já registrou 174.546 casos distribuídos em todos os municípios. Os óbitos chegam a 3.365 e foram registrados em 210 municípios. Até agora, morreram 1.971 homens e 1.394 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 688 ocupados, sendo 411 leitos clínicos, 259 UTIs e 18 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.993 até o dia primeiro de março de 2021.

A Sesapi estima que 170.493 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 71.681 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 21.402 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.
 

Tópicos: pessoas, leitos, covid