Hospital Infantil realiza mais uma cirurgia inédita

20/10/2016 13h35


Fonte Sesapi

Depois de uma série de ações de reestruturação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Infantil Lucídio Portela passou a realizar mais uma cirurgia inédita, desta vez a microcirurgia de Tu intracraniano com biópsia estereotáxica no cérebro de uma criança de 12 anos de idade.

A cirurgia, realizada pelo Dr. José Alencar, usou tecnologia de precisão por via minimamente invasiva, como explica o médico. “Usando material próprio do serviço de neurocirurgia, foi feito uma biópsia cerebral somente sob sedação assistida. Para este procedimento foi realizado a colocação dos aparelhos, por fixação craniana, na cabeça da criança e realizado uma tomografia para aquisição de imagens próprias para determinar o alvo a ser atingido”.

Para a definição das imagens, foi usado durante o procedimento um software próprio para planejamento cirúrgico, permitindo a cirurgia através de uma mínima abertura no crânio e uma agulha.

Desde o início de 2015, o Hospital infantil Lucídio Portela deu um salto de qualidade de gestão, o que propiciou a oferta de serviços como os de otorrinoralingologia e a retomada do atendimento ortopédico para realizar o tratamento do pé torto em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV).

O pioneirismo do Hospital Infantil já havia levado a ser realizada, pela primeira vez no Estado, a microcirurgia de varicocele pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado em novembro do ano passado, em uma criança de 13 anos de idade.

Para o diretor-geral do hospital, Vinícius Nascimento, o aumento da produtividade deve-se a uma ampla organização que está sendo realizada na instituição acompanhando as determinações do Governo do Estado que prioriza a saúde. “Organizamos o faturamento e os contratos, melhoramos as condições de atendimento com a contratação de mais dois cirurgiões, propiciamos a otimização do centro cirúrgico, fizemos melhorias na estruturação do hospital, e reestruturamos o fluxo de atendimentos, internações e cirurgias”, disse.

A melhoria tecnológica e formação de pessoal são algumas estratégias adotadas pela Secretaria para intensificar os procedimentos, como ocorre no Hospital Infantil. “A capacitação do corpo técnico e aquisição de equipamentos nos possibilita realizar mais procedimentos, inclusive aos sábados e domingos. Contando ainda com o apoio e comprometimento de toda a nossa equipe”, explica Vinicius Nascimento.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, hospital, infantil