Hospital Getúlio Vargas passa a realizar cirurgias urológicas com o uso de laser

09/02/2024 09h12


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA unidade de saúde é a primeira da rede estadual a contar com este equipamento.(Imagem:Divulgação)A unidade de saúde é a primeira da rede estadual a contar com este equipamento.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) iniciou, nesta quinta-feira (08), a realização de cirurgias urológicas com o uso de laser. A unidade de saúde é a primeira da rede estadual a contar com este equipamento, que permite procedimentos minimamente invasivos e uma recuperação mais rápida dos pacientes.

Com o novo equipamento a laser usado para quebrar cálculos urinários, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o hospital poderá realizar mais cirurgias e ajudar a reduzir o tempo na fila de espera pelo procedimento.

“Esses equipamentos vão nos permitir realizar uma quantidade maior de cirurgias, permitindo acelerar a fila de espera desses pacientes. Com o novo equipamento a laser, vamos conseguir fazer a retirada de pedras nos rins de forma minimamente invasiva, o que possibilita uma recuperação mais rápida e diminui as chances de complicações pós-operatórias”, explica Alesse Ribeiro, coordenador da clínica urológica do HGV.

Além do laser para quebra de cálculos urinários, a Sesapi também adquiriu dois uretroscópios semirrígidos, dois uretroscópio flexíveis, três ressectoscópios, dois uretrótomos, dois cistoscópios, cinco óticas, pinças para percutânea e pinças para retirada de cateter duplo J.

"A renovação de todos esses equipamentos urológicos promoverá uma ampliação da oferta de cirurgias nessa especialidade, ajudando a diminuir as sequelas decorrentes dos problemas urológicos", disse o superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Para o secretário de Saúde, Antônio Luiz, a Sesapi está adquirindo equipamentos modernos a fim de trazer mais qualidade de vida para a população. "O uso do laser na urologia é considerado um procedimento consagrado, sendo utilizado no tratamento de diversas doenças urogenitais. Estamos trabalhando para modernizar cada vez mais os serviços ofertados à população", lembra.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui