Hospital de Campo Maior teve aumento de 33% em cirurgias e 80% em exames

24/12/2023 12h47


Fonte Governo do Piauí

O Hospital Regional de Campo Maior, gerido pela Santa Casa de Chavante, registrou um aumento de 33% na quantidade de cirurgias realizadas entre 2022 e 2023. O número saltou de 2.563 para 3.430 no período analisado (janeiro a novembro).

O número de exames realizados também aumentou de forma considerável em todas as áreas: ultrassom, análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma. No total, o crescimento foi de 83% na comparação entre 2022 (9.898) e 2023 (18.191), entre os meses de janeiro a novembro.

O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Gatthás Mitri Filho, afirma que o principal objetivo desde o início do processo de gestão do Hospital Regional de Campo Maior era beneficiar a população com atendimento rápido aliado à qualidade nos serviços de saúde.

“Os números mostram que estamos no caminho certo para melhorar e expandir cada vez mais o acesso da população à saúde de qualidade com atendimento rápido e humano. É momento de comemorar, mas também de olhar para o futuro. É só o começo de um projeto de longo prazo que tem muito para avançar”, avalia Anis.
Imagem: DivulgaçãoO número de exames realizados também aumentou de forma considerável em todas as áreas: ultrassom, análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma.(Imagem:Divulgação)O número de exames realizados também aumentou de forma considerável em todas as áreas: ultrassom, análises clínicas, raio-X e eletrocardiograma.

Novos procedimentos

São diversos os fatores que colaboraram para o crescimento no número de cirurgias e exames no Hospital Regional de Campo Maior. Desde setembro de 2023, quando a unidade passou a contar com um ambulatório de ortopedia, o hospital realiza cirurgias ortopédicas de alta complexidade – fêmur e úmero.

Em agosto, o hospital passou a oferecer uma nova especialidade médica para a população da região dos Carnaubais. A unidade hospitalar inaugurou o atendimento em proctologia e, desde então, a população não precisa mais ir até Teresina para ter acesso à especialidade.

No mesmo mês, dois médicos iniciaram atendimento simultâneo na clínica médica para agilizar consultas e exames, investimento que aumentou a rapidez nas avaliações dos pacientes e deu mais fluxo para o atendimento do hospital. A unidade de saúde também iniciou em novembro exame de ultrassom de alta definição na maternidade.

Além disso, o Hospital Regional de Campo Maior também passou a oferecer fisioterapia na Maternidade e no pronto-socorro no mês de setembro deste ano.

“A contratação de funcionários e a inauguração e ampliação de laboratórios e outros espaços foram fundamentais para os resultados positivos que vemos agora nesse final de ano. Em 2024, a expectativa é de ainda mais avanço”, finaliza o presidente da Santa Casa de Chavantes.

O Hospital Regional de Campo Maior oferece atendimento de emergência 24 horas, leitos especializados em clínica médica, cirurgias, ortopedia, maternidade e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“É um hospital importante, que agora gerido por OS, expande sua capacidade de atendimento na região, evitando transferências para Teresina”, afirma o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook