Hospitais no interior do Piauí têm quase 80% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados

05/03/2021 18h14


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA situação é mais grave no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, onde só há um leito de UTI livre, de acordo com o boletim. No início da semana, a unidade de saúde, que(Imagem:Reprodução)
 A taxa de ocupação dos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) dos principais hospitais do interior do Piauí está com 79,2%, segundo o boletim dos leitos hospitalares divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na noite dessa quinta-feira (4). No estado, esse número chega a 83,1%.

No Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, por exemplo, os 15 leitos destinados aos pacientes com Covid-19 estão sendo utilizados. Em relação aos leitos clínicos, dos 15 na unidade de saúde, apenas dois estão livres.

Em Bom Jesus, dos nove leitos de UTI, sete deles estão sendo ocupados. Já em Floriano, no Tibério Nunes, também há apenas três leitos disponíveis.

A situação é mais grave no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, onde só há um leito de UTI livre, de acordo com o boletim. No início da semana, a unidade de saúde, que atende a população de 22 municípios, chegou a ter todos os leitos ocupados.

Conforme a Sesapi, o estado apresenta 1.152 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. Do total, 350 leitos são de UTI, 121 leitos de estabilização e 681 leitos clínicos.

Nessa quinta-feira (4), a Justiça do Piauí acatou o pedido do Ministério Público e determinou a instalação de novos leitos de UTI no estado. Para o juiz Aderson Antônio Brito, responsável pela decisão, as medidas restritivas impostas pelo Governo do Piauí não são suficientes para conter o avanço da pandemia.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), também determinou que governo federal reative imediatamente leitos de UTI que foram fechados no Piauí e que eram voltados para o tratamento da Covid-19.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, leitos, covid