Hospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco

17/04/2024 10h25


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoHospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco.(Imagem:Divulgação)Hospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco.

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, entregaram, nesta quarta-feira (17), novas ambulâncias para hospitais de dez municípios do Piauí. A solenidade foi realizada no pátio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), no Centro Administrativo, e contou com a presença de diretores das unidades de saúde beneficiadas.

As dez ambulâncias são do tipo D, modelo de veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar, que necessitam de cuidados médicos intensivos. Elas contam com tanques de oxigênio, torniquetes, aparelhos de pressão, termômetro, oxímetro de pulso, estetoscópio, desfibrilador, glicosímetro, monitor multiparâmetro, ventilador/respirador, bomba de infusão e outros suprimentos de primeiros socorros.
Imagem: DivulgaçãoGovernador Rafael Fonteles fez a entrega dos veículos para 10 municípios. A previsão é que mais 17 ambulâncias sejam entregues em maio.(Imagem:Divulgação)Governador Rafael Fonteles fez a entrega dos veículos para 10 municípios. A previsão é que mais 17 ambulâncias sejam entregues em maio.

Rafael Fonteles lembrou que esse tipo de veículo é necessário para situações mais complexas, já que não há como levar o atendimento de alta complexidade para todas as cidades do interior. “Para o transporte seguro dos pacientes, que estão numa situação de urgência ou emergência, é fundamental o uso de ambulância de um tipo mais adequado como esse, que vai servir a vários hospitais estaduais”, afirmou o governador.

Ambulâncias modernas

O secretário da Saúde explicou que, embora haja cada vez menos a necessidade de deslocamento de pacientes do interior para Teresina, a chegada dessas novas ambulâncias é necessária. “São ambulâncias modernas e serve para pacientes mais graves e que que estejam precisando sair de uma localidade para um hospital mais referenciado”, destacou Antonio Luiz.

A diretora do Hospital Getúlio Vargas, Nirvania Cavalho, frisou que a alta demanda no atendimento da unidade de saúde justifica a chegada de mais ambulâncias. “Agora teremos um transporte mais confortável e adequado aos nossos pacientes”, comemorou a gestora.
Imagem: Divulgação Hospitais do Piauí recebem 10 ambulâncias para pacientes de alto risco.(Imagem:Divulgação)

Já o diretor-geral do Hospital Regional de Amarante, João Cabral, um dos municípios beneficiados com o veículo, destacou que agora a unidade de saúde terá duas ambulâncias, o que vai agilizar o transporte dos pacientes. “O Hospital de Amarante atende várias cidades ali do Médio Parnaíba quando regulado. Muitos dos pacientes devem ser transferidos para Teresina. Então, quando a ambulância está em viagem, acontece de chegar outro paciente. Com duas ambulâncias, o atendimento vai ser a contento” afirmou o gestor.

Cidades beneficiadas

Receberam ambulâncias o Hospital Getúlio Vargas (Teresina), o Hospital Regional João Pacheco Cavalcante (Corrente), o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (Uruçuí), o Hospital Regional Eustáquio Portela (Valença), o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus), o Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri), o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), o Hospital Regional Justino Luz (Picos), o Hospital Francisco Ayres Cavalcante (Amarante) e o Hospital Gerson Castelo Branco (Luzilândia). A Sesapi prevê ainda a entrega de mais 17 veículos em maio.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui