Homem é preso suspeito de invadir casa e estuprar idosa de 87 anos no Piauí

14/07/2023 08h42


Fonte G1 PI

Imagem: Livia Ferreira/g1Central de Flagrantes de Teresina(Imagem:Livia Ferreira/g1)Central de Flagrantes de Teresina.

Um homem de 35 anos, identificado como Antônio Francisco Ferreira da Silva, foi preso na última terça-feira (11), suspeito de invadir uma residência e estuprar uma idosa de 87 anos na cidade de São Miguel da Baixa Grande, a cerca de 110 km de Teresina.

O suspeito trabalhava como vigia na Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande confirmou que o funcionário foi exonerado do cargo comissionado (confira o posicionamento completo ao fim da reportagem). A portaria foi assinada no dia 11 de julho.

Segundo o delegado Breno Sales, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime e teve a prisão convertida em preventiva nessa quarta-feira (12). Em depoimento, a vítima teria relatado que estava com uma cuidadora no momento em que teve a casa invadida.

“A cuidadora estava na cozinha quando o autor do crime entrou, ele a atacou e tentou violentá-la, mas ela conseguiu se soltar e fugir para a rua. Ele então entrou em um quarto da casa, onde encontrou a idosa. Trancou a porta e a estuprou. A cuidadora, na rua, tentou pedir ajuda. Uma testemunha passou, ouviu as súplicas da idosa gritando [sai, sai de cima] e resolveu ajudar", contou.

Em seguida, conforme o delegado, a cuidadora e a testemunha entraram na residência e bateram na porta do quarto, pedindo que o criminoso saísse.

"Ele saiu do quarto e correu do local. A cuidadora e a testemunha acionaram a polícia e acolheram a vítima. Essa idosa ficou muito abalada psicologicamente. Ela prestou depoimento, passou por exame pericial, está com ferimentos na boca, no corpo, relata dores e também sente muita revolta com o crime", comentou o delegado Breno Sales.

A.F.F. da S. foi localizado por policiais horas depois e conduzido à Central de Flagrantes de Teresina. A Justiça decretou prisão preventiva do suspeito e ele permanecerá em um presídio da capital. O homem também responde a processos por roubo e possui uma ação penal por tentativa de exploração sexual, da qual foi absolvido.

“Ao ser preso, ele negou o crime. Disse que entrou na casa a pedido da cuidadora, com o intuito de roubar R$ 2 mil que estariam no quarto. E que, no quarto, a idosa estava deitada, mas não tocou nela. Já comprovamos que isso não aconteceu. Ele não chegou a subtrair nenhum valor da residência e sequer sabia o nome da cuidadora. Além disso, exames feitos pela vítima comprovam o abuso”, disse.

Confira a nota completa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande/PI, vem, a público, prestar esclarecimentos sobre os últimos fatos veiculados pelos portais de notícias locais em relação a prisão em flagrante de um servidor público municipal.

Nesse contexto, de início, registra-se que a pessoa supramencionada prestava regularmente seus serviços no anexo da UBAS do município de São Miguel da Baixa Grande, exercendo a função de vigia. Bem como, consigna-se que o mesmo não possuí nenhum impedimento legal diante da justiça que o impeça de exercer cargo público, e até o presente momento não se têm reclamações dos serviços públicos pelo mesmo dentro da unidade de saúde.

Todavia, após as recentes notícias veiculas, considerando a prisão em flagrante do mesmo em razão do suposto cometimento do crime de estupro, bem como a informação por parte da Polícia de que o mesmo, supostamente, cometerá outros crimes de mesma natureza, a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grave vem a pública esclarecer que refuta veementemente qualquer envolvimento dos seus servidores municipais com práticas criminosas, prezando sempre pela lisura, boa-fé e bem-estar tantos seus servidores como dos munícipes.

Nesse sentido, tendo em vista a situação em apreço e de toda a comoção popular, informa-se à toda a população do município de São Miguel da Baixa Grande que o servidor em alusão já foi devidamente afastado de seu cargo, não exercendo mais suas funções junto ao anexo da UBAS do município de São Miguel da Baixa Grande.

No ensejo, a Prefeitura de São Miguel da Baixa Grande reafirma o compromisso da atual gestão em prezar pelo interesso público local e coloca-se a disposições das autoridades policiais para contribuir com as apurações criminais realizadas.

Desta feita, cumprido os esclarecimentos, a Prefeitura Municipal de São Miguel da Baixa Grande/PI coloca-se à disposição dos munícipes para prestar demais informações que entenderem por necessária.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: crime, idosa, cuidadora