HGV reduz tempo de espera em cirurgias neurológicas

23/02/2024 11h24


Fonte Governo do Piauí

Pacientes que esperavam por até dois anos por uma cirurgia de hérnia de disco ou de reconstrução craniana no Hospital Getúlio Vargas (HGV), agora, estão sendo operados em menos de 30 dias. Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o resultado deve-se a investimentos, por parte do Governo do Estado, com aquisição de equipamentos, aumento de salas cirúrgicas, implementação da equipe de neurocirurgiões e uma melhor gestão de leitos.

“A meta do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde era que pudéssemos reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV para menos de 60 dias da consulta a realização da cirurgia. Quando assumimos, em 2023, tínhamos pacientes que estavam esperando desde 2017. Atualmente, já conseguimos reduzir esse tempo de espera, em algumas áreas da neurologia, para menos de 30 dias”, destaca a gestora.

É o caso do paciente Claudio Pereira Rodrigues, 49 anos, da localidade de Boa Hora, zona rural de Teresina. “Eu sentia muitas dores nas costas que irradiava para a perna esquerda. Quando eu fui para a consulta, o médico falou que eu tinha que fazer a cirurgia, pois poderia perder o movimento das pernas. Dei entrada no dia 6 de fevereiro e fui operado agora no dia 19 de fevereiro. Até tomei um susto quando ligaram para que eu fosse me internar”, explica o tratorista que já esta de alta hospitalar.

Para o coordenador da Neurocirurgia do HGV, Antônio Carlos, com o Programa Saúde em Dia do Governo, o serviço de neurocirurgia do HGV passou por uma adequação.

"Nós conseguimos adquirir um novo microscópio cirúrgico e uma segunda sala para cirurgia. Então, a capacidade operacional dobrou, com isso, a gente acelerou as cirurgias que vinham através de regulação para menos de uma semana e ao mesmo tempo", afirma.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, falou sobre os investimentos. "A gente deu vazão aqueles pacientes que estavam aguardando cirurgias eletivas e estamos conseguindo operar em menos de um mês, casos como cirurgias de hérnia de disco e reconstrução craniana”, declarou.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, pacientes, cirurgias