HGV realiza duas captações de órgãos e quatro transplantes em cinco dias

24/01/2024 10h20


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarOs procedimentos foram possíveis devido ao gesto de solidariedade e autorização das famílias dos doadores.(Imagem:Divulgação)Os procedimentos foram possíveis devido ao gesto de solidariedade e autorização das famílias dos doadores.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou duas captações de múltiplos órgãos e tecidos e quatro transplantes renais, em apenas cinco dias. Os procedimentos foram possíveis devido ao gesto de solidariedade e autorização das famílias dos doadores. As córneas também ficaram no Piauí e irão beneficiar pacientes da fila de espera no estado.

A coordenadora do Serviço de Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, explica que o hospital é o único da rede estadual que realiza esse tipo de procedimento. “O Getúlio Vargas conta com equipe especializada multiprofissional para conduzir os serviços de apoio terapêutico pré, intra e pós-transplante renal”, destaca a médica.

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, ressalta a importância do procedimento para quem sofre de doença renal crônica. “Realizar transplante de rim traz esperança e a possibilidade de uma melhor qualidade de vida para essas pessoas”, pontua a gestora.

As ações se deram por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico.

"Só temos a agradecer o gesto dessas famílias, que deram uma nova chance de vida para outras pessoas e ao HGV pela equipe preparada para realizar esses procedimentos. Estamos trabalhando para ampliar a nossa capacidade de realizar transplantes e salvar ainda mais vidas", disse o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews