HGV faz captação múltipla de órgãos e transplante de rins em pacientes do Piauí

09/06/2023 15h45


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarHGV faz captação múltipla de órgãos e transplante de rins em pacientes do Piauí(Imagem:Divulgação)HGV faz captação múltipla de órgãos e transplante de rins em pacientes do Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (10), dois transplantes renais beneficiando pessoas que estavam na fila de espera do Piauí. Os transplantes foram possíveis devido à doação autorizada pela família de um paciente e à captação múltipla realizada pelo hospital.

A captação ocorreu nessa quinta-feira (9). Além dos rins, também foram captados pelo HGV o fígado, que foi enviado para Brasília, e as córneas, que ainda irão beneficiar pessoas do próprio Estado.

As ações acontecem por meio da Central de Transplantes do Estado, Organização de Procura de Órgão e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) do HGV e Centro Cirúrgico. A unidade de saúde possui a única equipe credenciada do Piauí para captação e perfusão de órgãos.

"O HGV segue atendendo à nossa população com serviços de alta complexidade e, neste momento, quando realiza estes transplantes, dá uma nova vida para os pacientes que aguardavam na fila", afirmou o superintendente de média e alta complexidade.

A equipe de captação do Hospital Getúlio Vargas possui 3 cirurgiões captadores de múltiplos órgãos e 6 enfermeiros perfusionistas de órgãos para transplante, atuando 24 horas.

O secretário de saúde, Antonio Luiz, ressaltou a importância de que a população seja doadora e ajude outras pessoas.

"Um único doador dará a 5 pessoas a oportunidade de uma nova vida. O HGV cumpre o seu papel de hospital de alta complexidade e funcionando plenamente", declarou.
Para ser doador de órgãos e tecidos basta avisar aos familiares da sua vontade, para que em caso de falecimento a doação seja autorizada à equipe médica.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, ?rg?os, capta??o