HGV atinge percentuais positivos em pesquisa sobre a segurança do paciente

22/01/2024 10h12


Fonte Governo do Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) conseguiu atingir resultados positivos nos indicadores considerados essenciais para a segurança do paciente, conforme dados da Pesquisa de Cultura e Segurança Hospitalar, realizada no período de setembro a dezembro de 2023 em hospitais brasileiros. A coordenação da pesquisa foi da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Grupo de Pesquisa CNPq QualiSaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Um dos mais altos indicadores foi em relação à aprendizagem organizacional e melhoria continuada, com um percentual de 94%. Outro ponto positivo diz respeito ao apoio da gestão do hospital no tocante à segurança do paciente com 86,7%.
Imagem: DivulgaçãoOs dados são da Pesquisa de Cultura e Segurança Hospitalar, realizada entre setembro e dezembro de 2023 em hospitais brasileiros.(Imagem:Divulgação)Os dados são da Pesquisa de Cultura e Segurança Hospitalar, realizada entre setembro e dezembro de 2023 em hospitais brasileiros.

Já o trabalho em equipe atingiu 86,6% e as expectativas e ações da direção, supervisão da unidade e serviços que favorecem a segurança foi de 83,0%.

“Esse resultado positivo já era esperado, pois o hospital trabalha sempre com os princípios e diretrizes de melhoria dos processos e boas práticas da cultura de segurança do paciente. E para fortalecer cada vez mais essa cultura, o aprendizado é contínuo”, explica o coordenador do Núcleo de Segurança do paciente do HGV, Nazareno Júnior.

"O trabalho relacionado à segurança do paciente é uma das prioridades da nossa instituição e tem contribuído para uma melhoria contínua dos processos de cuidado, da articulação e integração dos processos de gestão de risco, garantindo uma boa prática do funcionamento dos serviços", destaca a diretora-geral do hospital, Nirvania Carvalho. 

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook