HGV ampliou em 100% o número de cirurgias cardíacas em 2023

29/12/2023 10h51


Fonte Governo do Piauí

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) conseguiu ampliar o volume de cirurgias cardíacas em mais de 100% em 2023. Ano passado, apenas nove pacientes passaram pelo procedimento no hospital e, em 2023, esse número subiu para 138 pacientes beneficiados. Os dados correspondem ao período de janeiro a novembro de 2023, do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV.

Segundo a direção-geral do HGV, o êxito é resultado de um compromisso que envolve o Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde, e da equipe do hospital.

“Em primeiro lugar podemos apontar uma melhoria na aquisição de insumos para atender o aumento de cirurgias; em segundo, ampliação da equipe de cirurgia cardíaca (médicos, anestesistas e equipe de enfermagem); e, em terceirto, otimizamos o fluxo de cirurgias e os procedimentos deixaram de ocorrer somente aos sábados e passaram a ser realizados também durante a semana”, explica Nirvania Carvalho, gestora do HGV.
Imagem: DivulgaçãoOs dados correspondem ao período de janeiro a novembro de 2023, do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV.(Imagem:Divulgação)Os dados correspondem ao período de janeiro a novembro de 2023, do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV.

Um dos pacientes beneficiados foi o aposentado L.T.S, 76 anos, da cidade piauiense de Sussuapara. Ele conta que sentia fortes dores nas costas, cansaço e vomitava constantemente. Os exames realizados diagnosticaram a obstrução de algumas veias do coração. O aposentado deu entrada no HGV no dia 13 de dezembro, onde passou por um procedimento para colocação de pontes de safena.

Muito feliz, L.T.S recebeu alta hospitalar, nessa quinta-feira (28). Antes de ir para casa, e já fazendo planos para o futuro, fez questão de agradecer pelo atendimento que recebeu no HGV. “ Agradeço a todos pela acolhida e tratamento que tive aqui”, disse ele emocionado.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Secretária Estadual da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, o HGV deu um salto na realização de procedimentos este ano. "O HGV é o nosso principal hospital e em 2023, os investimentos do Governo do estado nesta unidade de saúde proporcionaram avanços significativos que beneficiaram muitos pacientes. Estamos no caminho certo e vamos investir cada vez mais", afirma.

Tópicos: hospital, estado, pacientes