Hemopi está sem estoque de sangue para o Carnaval e chama doadores

02/02/2017 09h12


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarHospitais de urgência precisam do sangue para realização de cirurgias.(Imagem:Divulgação)Hospitais de urgência precisam do sangue para realização de cirurgias.

Com a proximidade do Carnaval, a demanda de atendimentos nos hospitais de urgência de Teresina aumenta em cerca de 50%, por conta do grande índice de acidentes que ocorrem durante as festividades. Por esta razão, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) faz um novo apelo à população para que, com urgência, doe sangue, já que durante o Carnaval, as doações chegam a cair em 30% dificultando a realização de procedimentos cirúrgicos nos hospitais da capital.

Segundo a direção do Hemopi, o hemocentro recebe em média 150 doações por dia, boa parte com beneficiários definidos pelos doadores, geralmente um parente ou amigo internado em algum hospital de Teresina. Falta ocorrer as doações voluntárias, sem beneficiários definidos, pois são essas que fazem os estoques do centro aumentarem.

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, chama com urgência a população para que realize as doações para dar tempo das bolsas serem disponibilizadas no Carnaval, já que o sangue colhido, ainda precisa ser analisado em Fortaleza, no estado do Ceará.

"Todo sangue que é distribuído no Carnaval é colhido com antecedência, pois passa por análise. É importante a doação porque o material tem um tempo curto e precisa ser distribuído rapidamente, por isso pedimos que as pessoas venham até o Hemopi e façam sua doação. Podem doar pessoas a partir dos 16 anos até os 69 anos, com peso acima de 50kg, saudáveis, alimentadas e portando documento oficial com foto",
informou.

Um dos hospitais que mais utiliza o estoque de sangue do Hemopi é o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Normalmente, o hospital faz uso de 18 bolsas de sangue por dia, mas, durante o Carnaval, quando o aumento dos atendimentos aumentam em 50%, o número de bolsas de sangue passa das 25, utilizadas principalmente, em transfusões para vítimas de acidentes.

"Nesse período temos uma demanda muito maior, porque ocorrem mais acidentes e temos mais pacientes com perda de sangue. O Hemopi é o único órgão que fornece sangue no Piauí e é claro que tem uma demanda muito grande. Todos os anos, nesses feriados, temos uma diminuição de doadores e um aumento muito grande da demanda de atendimentos. É necessária doação nesse período, porque sem sangue, muitos pacientes não conseguem fazer alguns procedimentos",
informou o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque.

Segundo o diretor do HUT, o hospital deixou de realizar seis grandes procedimentos cirúrgicos na quarta-feira (1), por falta de sangue.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: sangue, bolsas, hemopi