Hemopi descobre paciente do Piauí com sangue raríssimo encontrado em 0,01% da população mundial

10/03/2023 09h39


Fonte G1 PI

Imagem: Maurício Vieira/Secom/DivulgaçãoBolsa de sangue para doação.(Imagem:Maurício Vieira/Secom/Divulgação)Bolsa de sangue para doação.

O Laboratório de Imuno-hematologia, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), encontrou em uma paciente de Piripiri um anticorpo raríssimo, encontrado apenas em 0,01% da população mundial. A mulher de 38 anos estava com uma anemia grave e por isso precisou de uma transfusão sanguínea no mês de fevereiro deste ano.

No Brasil, apenas três doadores foram compatíveis com a paciente. Conhecido como Anti-ku, segundo o Hemopi, a maior probabilidade de encontrar doadores compatíveis com esse anticorpo é em países como Finlândia, Japão e no Reino Unido.

“Foram testados os quatro irmãos dela, mas nenhum era compatível. Com ajuda da Coordenação Nacional de Sangue conseguimos localizar um doador no interior do estado de São Paulo. A doação foi realizada na cidade de Botucatu (SP) e enviada a Teresina para ser transfundida na paciente”, contou o supervisor do laboratório, Pedro Afonso Sousa.

Pedro explicou ainda que alguns fatores poderiam explicar o caso, entretanto, não foi possível chegar a uma conclusão para a raridade.

"Os pais dela não têm traços familiares, ou seja, não são primos, nem nada, então fica muito difícil de dizer que é uma característica hereditária. Outra explicação seria caso de agrupamentos de sociedades que vivem isoladas, mas como os irmãos foram testados e nenhum é compatível, então essa condição também não se aplica",
explicou.

Sistemas sanguíneos

Conforme a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguíne (ISBT), há 43 sistemas sanguíneos conhecidos atualmente e esse número não é definitivo, porque são constantemente descobertos novos tipos.

O mais conhecido é o sistema ABO, que é combinado com o sistema Rh - por isso o mais comum é que alguém tenha o sangue definido como A-, B+, O- e outras variações. Tanto o sistema ABO quanto Rh dizem respeito aos tipos de proteínas identificadas em cada tipo de sangue. Em geral, os exames mais comuns de identificação de tipo sanguíneo definem pelo sistema ABO e Rh.

Contudo, como no caso da paciente piauiense, quando é necessário doar ou receber uma transfusão sanguínea, são necessários exames mais detalhados.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: sangue, paciente, sistema