Hemopi convoca a população para doar sangue tipos O e A negativos

13/12/2015 08h30


Fonte G1 PI

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) convoca a população para a doação de sangue, especialmente dos tipos O e A negativos. Considerados grupos raros, a sensibilização para essa doação emergencial é por conta de três pacientes que se encontram em leitos de Unidade da Terapia Intensiva(UTI) em hospitais da rede pública e privada.

Imagem: Fernando Brito/G1Clique para ampliarHemopi convoca população para doar sange dos tipos O e A negativos.(Imagem:Fernando Brito/G1)

Doadores e Interiorização, Veronesia Rosal, a necessidade dessas doações são de urgência “já que o estoque está baixo e os pacientes necessitam de imediato”. Ela informa ainda que no início da próxima semana, o Hemopi vai apresentar o plano de ação que visa incentivar a doação de sangue para o período de final de ano.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 a 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 60kg, estar saudável. Importante alertar que não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: sangue, doação, hemopi