Hanseníase será tema de roda de conversa e exposição de artes visuais no Museu do Piauí nesta quarta

09/01/2024 15h14


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoMuseu recebe, nesta quarta-feira (10), a roda de conversa sobre hanseníase e exposição coletiva de artes visuais.(Imagem:Divulgação)Museu recebe, nesta quarta-feira (10), a roda de conversa sobre hanseníase e exposição coletiva de artes visuais.

O Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, no centro de Teresina, recebe, nesta quarta-feira (10), a Roda de conversa sobre hanseníase e a Exposição coletiva de artes visuais intitulada “Rede que ventila-dor: ciência e arte em prol da sensibilização e mobilização das pessoas acerca da hanseníase”.

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, declarou que é muito importante a participação da população nessa exposição que tem como tema a hanseníase. Pelo menos três salas do local foram disponibilizadas para que os artistas apresentem 73 pinturas sobre esse tema para o público. A abertura do evento será às 9 horas e se estenderá até o dia 20 de janeiro, em alusão ao Janeiro Roxo, campanha nacional de prevenção e combate da hanseníase.

A proposta para realização dessa Roda de Conversa e exposição de artes visuais é do artista visual e professor da Universidade Federal do Piauí, Fábio Solon Tajra, que é supervisor da Plataforma Multidisciplinar de Políticas de Saúde do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN).

Fábio Solon informou que nessa exposição o público terá acesso a quadros produzidos no Centro Maria Imaculada da Arquidiocese de Teresina por pessoas atingidas pela hanseníase. Esses artistas participaram de oficinas realizadas pelo CIATEN para em seguida produzirem os quadros.

"Queríamos despertar nesses artistas o interesse pela representação da saúde por meio da arte. Eles pintaram sem fugir à temática saúde e dentro de suas possibilidades, tendo em vista a sua condição de saúde", pontua Solon.

O estudante do Curso de Medicina da UFPI, Dav Kauan, 22 anos, também tem pinturas apresentadas nessa exposição. Ele teve contato direto com as pessoas acometidas pela hanseníase, ficou sensibilizado com a temática e pintou 14 quadros que estão em uma das salas de exposição do Museu do Piauí, através dos quais revela o dia-a-dia desses pacientes. Em outra sala do museu estão 22 quadros pintados pelo professor e artista visual Fábio Solon.

Para marcar a abertura da exposição, será realizada uma roda de conversa sobre a temática de cuidado em saúde de pessoas acometidas pela hanseníase. Farão parte dessa atividade: Carlos Henrique Nery Costa (Docente da UFPI e Coordenador-geral do CIATEN), Fábio Solon Tajra, Sara de Moura Lima (Coordenadora do Centro Maria Imaculada - CMI), Francilene Carvalho de Mesquita (Presidente do Morhan Piauí) e Bhássia Barroso (da Sesapi).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: museu, exposi??o, hansen?ase