Grupo é suspeito de fraudar laudos médicos para obter aposentadoria por invalidez no PI, diz PF

02/12/2020 14h46


Fonte G1 PI

Imagem: Polícia FederalPolícia Federal esquema para criar laudos médicos falsos para obter aposentadoria por invalidez no PI.(Imagem:Polícia Federal)Polícia Federal esquema para criar laudos médicos falsos para obter aposentadoria por invalidez no PI.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2) a operação Vínculo Falso, em que investiga um esquema criminoso organizado por um homem para fraudar laudos médicos e psiquiátricos. Os laudos teriam sido utilizados para obter benefícios previdenciários de auxílio doença e aposentadoria por invalidez de forma ilegal.

Segundo a PF, a investigação começou ainda em 2015, quando foi identificada a atuação do investigado, que conseguia os laudos médicos falsos através de fraudes e simulações. O homem é suspeito de criar falsos vínculos de trabalho para adquirir a condição de segurado junto ao INSS.

Os titulares dos benefícios fraudulentos, entre eles o próprio homem investigado, eram atendidos em hospitais psiquiátricos de Teresina e conseguiam declarações de Internação ou de Atendimento, documentos posteriormente apresentados junto à Perícia Médica do INSS, objetivando a obtenção fraudulenta dos benefícios.

Nesta quarta, os policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão na casa e no escritório do investigado, em Teresina. Segundo a PF, ele será indiciado pelos crimes de estelionato previdenciário e associação criminosa. A PF não deu detalhes sobre outros envolvidos no esquema.

O prejuízo inicialmente identificado com a concessão de nove benefícios indevidos aproxima-se de R$ 1,4 milhões. Desse valor, R$ 286 mil foram pagos por quatro benefícios de Auxílio Doença para o próprio investigado.
 

Tópicos: homem, laudos, investigado