Greve chega ao 6º dia no PI e clientes enfrentam longas filas em lotéricas

12/09/2016 11h29


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Casas Lotéricas ficaram lotadas nesta segunda-feira (12) em Teresina.(Imagem:Fernando Brito/G1)Casas Lotéricas ficaram lotadas nesta segunda-feira (12) em Teresina.

Depois de rejeitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7% de reajuste salarial e mais abono de R$ 3,3 mil, os bancários continuam em greve e a paralisação já chega ao sexto dia nesta segunda-feira (12). Diante dessa situação, muitos clientes têm recorrido às casas lotéricas e correspondentes bancários enfrentando longas filas

Adriana Nascimento, 35 anos, mora no Povoado Veleiros, zona rural de Teresina. Ela teve que acordar às 6h30 para ir até o bairro Dirceu Arcoverde onde pagou as contas. Após quase uma hora de espera, ela comemorou ao chegar no guichê.

"Graças a Deus chegou a minha vez. Acordei muito cedo e esperei bastante na fila. Eu vim aqui somente para pagar as minhas contas, inclusive, algumas delas atrasadas por conta da greve. Eu até tenho um dinheiro no banco para tirar, mas por conta disso, ainda não tive como",
disse.

A reivindicação da categoria é de aumento de 15%, que representa um a reposição da inflação e mais um ganho de real de 5%. O impasse continua e uma nova rodada de negociação está marcada para às 14 horas desta terça-feira (13) em São Paulo .

O presidente do Sindicato dos Bancários no Piauí, Arimatéa Passos, explicou que esta segunda proposta apresentou um índice de 0,5% em relação à indicação oferecida de 6,5% pela Fenabam antes da deflagração da greve. “A nova proposta não atende nossa reivindicação de reposição salarial e também não contempla nossas outras reclamações, quanto a novas contratações e mais segurança nas agências, por exemplo”, destacou.

Arimatéa ressalta ainda que o abono pago de uma única vez não integra o salário, o que representa apenas uma compensação financeira. “Não resolve o problema”, reclamou.

A Fenabam, através de nota coloca que “o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa”.

De acordo com Arimatéa Passos mesmo timidamente as negociações estão caminhando e uma nova reunião para tratar do assunto está marcada para a próxima terça-feira (13) em São Paulo. “Nossa expectativa é que a Fenabam melhore a proposta e a greve chegue ao fim ainda no começa desta semana. Está nas mãos deles”.

Neste momento de paralisação o presidente do Sindicato alerta que a população pode dispor de atendimento nos caixas eletrônicos e na Central de Atendimento dos Bancos, por telefone. Nas Casas Lotéricas e os Correios também são realizados saques e pagamentos de contas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: proposta, greve, reajuste