Gov.pi Empresas: Jucepi disponibiliza novo serviço para abertura simultânea de matriz e filial

20/11/2023 11h32


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoCom essa funcionalidade, o empresário ganha tempo porque não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial.(Imagem:Divulgação)Com essa funcionalidade, o empresário ganha tempo porque não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial.

Com o objetivo de simplificar procedimentos, a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) atualizou o sistema Gov.pi Empresas que passa a disponibilizar a abertura simultânea de matriz e filial de empresa.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que a funcionalidade oferece mais agilidade ao registro empresarial. “Estamos sempre buscando formas de racionalizar procedimentos e atualizar o Gov.pi Empresas para torná-lo mais simples para os nossos usuários. Com essa funcionalidade, o empresário ganha tempo, haja vista que não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial”, afirma a gestora.

Para realizar a abertura de matriz e filial em um único processo, é preciso preencher os dados referentes à abertura da matriz (viabilidade, Documento Básico de Entrada (DBE) e Ficha de Cadastro Nacional (FCN)). Após a geração do protocolo e a transmissão da FCN da matriz, o sistema habilita a função "Adicionar Eventos para Filial".

Para a filial, devem ser preenchidos também a viabilidade e a FCN. Após essas etapas, o usuário deve gerar o contrato padrão de abertura da matriz que incluirá cláusula referente à filial. Também será cobrada a taxa referente à abertura de filial no mesmo processo da matriz. Com a taxa paga, o processo deve ser protocolado para ser analisado.

A Jucepi ressalta a importância de preencher corretamente as informações nas etapas de consulta prévia, DBE e FCN para impedir inconsistências no contrato padrão gerado pelo sistema. Se for utilizar o modelo próprio de contrato, não esquecer de incluir cláusula de abertura da filial.

Para abrir uma empresa matriz ou filial, acesse www.piauidigital.pi.gov.br.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: matriz, abertura, filial