Governo restringe realização de cerimônias religiosas na Semana Santa no Piauí

31/03/2021 14h12


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Arquidiciose de TeresinaMissas serão transmitidas online para fiéis no Piauí.(Imagem:Divulgação/Arquidiciose de Teresina)Missas serão transmitidas online para fiéis no Piauí.

O Governo do Piauí publicou portaria sobre a realização das cerimônias religiosas presenciais após o agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado, com lotação dos leitos de UTI com mais de 90% de ocupação.

A portaria conjunta foi publicada no Diário Oficial do Estado, de segunda-feira (29), pelo secretário estadual de Governo, Osmar Júnior, e o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto.

Com a proximidade da Semana Santa, onde os católicos costumam participar de missas e vigílias, o governo decidiu restringir o funcionamento para evitar aglomerações.

O governo autorizou a realização de cerimônias religiosas no período compreendido entre o dia 1º e 4 de abril, desde que sejam obedecidas as medidas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus.

Ficou ainda estabelecido, que cada local de culto, seja igreja, templo, centro espírita ou terreiro, poderá realizar apenas uma cerimônia diária, com duração máxima de 2 horas.

Esses locais ainda devem respeitar as medidas sanitárias, evitando as aglomerações e lotação de público durante as cerimônias, com a presença de apenas 30% do público.

Semana Santa

Na quinta-feira, dia 1º de abril, serão realizados alguns rituais, como o lava-pés, que é uma celebração que recorda a última ceia realizada por Jesus.

No dia 2º de abril é feriado de Sexta-Feira Santa, onde os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado.

Já no sábado (3), é realizada a vigília pascal. No domingo de Páscoa, que acontece no próximo dia 4 de abril, se comemora a ressurreição de Jesus.

Fila por vaga em UTI
Imagem: CCOMLeito de internação em UTI no Piauí.(Imagem:CCOM)Leito de internação em UTI no Piauí.



O superintendente de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Alderico Tavares, informou na terça-feira (30) que existem 208 pacientes com Covid-19 que estão esperando por leitos clínicos ou de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Piauí.

A atualização da fila é feita constantemente, sempre que ocorre alguma mudança. Alderico Tavares afirmou que a situação mostra como atualmente a rede de saúde está em colapso.

“Nós estamos fazendo essa gestão dos leitos, dando prioridade a esses casos que são mais graves. Infelizmente alguns leitos só são liberados quando acontecem óbitos. O médico regulador tem autonomia na hora de ver a atualização dos casos por leito de UTI para decidir sobre a vaga. Essa é a situação que estamos vivendo”, explicou.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: santa, estado, governo