Governo reconhece situação de emergência em Barras e Itainópolis

05/05/2024 19h17


Fonte ClubeNews

Imagem: Defesa CivilRio Marataoan inunda município de Barras devido às chuvas fortes na região.(Imagem:Defesa Civil)Rio Marataoan inunda município de Barras devido às chuvas fortes na região.

As cidades de Barras e Itainópolis, no Piauí, tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido aos alagamentos, provocados pelas fortes chuvas que caíram nos municípios nos últimos dias.

O decreto n° 1.357, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foi assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolf Barreiros, e publicado no Diário Oficial da União (DOU), na quinta-feira (2).

Outras 15 cidades, todas do Nordeste do Brasil, também tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Por meio dessa medida, as prefeituras dos respectivos municípios poderão adquirir insumos e contratar serviços sem a necessidade de um processo licitatório.

Enchentes

A cidade de Barras decretou estado de calamidade no dia 10 de abril, após a enchente provocada pela cheia do Rio Maratoan. Na época, 40 famílias foram atingidas e precisaram ser retiradas das suas casas devidos ao alto risco provocado pelas chuvas na região.

Em Itainópolis, pelo menos oito famílias precisaram deixar as suas casas após o nível da água do Rio Itaim aumentar devido às fortes chuvas. A água invadiu as residências e os moradores precisaram buscar abrigo em outros locais, como a casa de familiares. Além disso, parte da pista da PI-245 cedeu devido à força da correnteza.

Municípios que tiveram situação de emergência reconhecida:
Imagem: Diário Oficial da UniãoMunicípios que tiveram situação de emergência reconhecida.(Imagem: Diário Oficial da União)Municípios que tiveram situação de emergência reconhecida.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui