Governo Rafael vai fazer Invest Day Piauí em Cingapura, Índia e Austrália

25/02/2024 09h59


Fonte Meio Norte

Imagem: ReproduçãoPresidente Victor Hugo Almeida concede entrevista à imprensa piauiense(Imagem:Reprodução)Presidente Victor Hugo Almeida concede entrevista à imprensa piauiense

Depois de instalar três escritórios do Governo do Piauí na Europa e nos Estados Unidos em 2023 (o primeiro na Estônia, o segundo em Portugal e o terceiro nos EUA), agora a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) tem uma missão mais ousada ainda: no mês de março, vai realizar o Invest Day Piauí em Cingapura, Índia e Austrália.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, já está com equipe em campo preparando os três eventos, que contarão com a presença do governador Rafael Fonteles. As ações irão acontecer entre 10 e 23 de março, com o objetivo de chamar a atenção de investidores e mostrar os potenciais econômicos do Estado.

O Banco Mundial considera a cidade-estado Cingapura, na Ásia, como o melhor lugar do mundo para se fazer negócios. Considerado um dos Tigres Asiáticos, Cingapura tem 5 milhões de habitantes e alto índice de desenvolvimento humano (o maior da Ásia e um dos dez maiores do mundo).

Agora o país mais populoso do planeta, após ultrapassar a China, a Índia é outro destino do Invest Day Piauí. Com quase 1,5 bilhão de habitantes, o país asiático tem alto desenvolvimento econômico e problemas sociais e ambientais graves.

E o terceiro destino da ação para promover o Piauí para o mundo é a Austrália, na Oceania. Assim, o Governo Rafael terá realizado iniciativas de prospecção comercial e tecnológica em quatro dos cinco continentes (América, Europa, Ásia e Oceania). Fica faltando apenas a África.

Rica (entre os cinco maiores índices de desenvolvimento humano do mundo) e tecnológica, a Austrália tem altos índices de escolaridade, liberdade econômica, saúde e longevidade. Um lugar adequado para parcerias e negócios.

Os três Invest Day Piauí devem ser um divisor de águas e haverá uma agenda de contatos para "vender" o Piauí e reforçar sua imagem positiva no mundo.

EXPANSÃO PARA OUTRAS CIDADES

Ao longo do mês de janeiro, o presidente Victor Hugo Almeida comandou o planejamento das ações para este ano no Estado, reunindo os presidentes das empresas que são vinculadas ao grupo econômico da Investe (Porto Piauí, Gaspisa, ZPE)

A ideia é levar o modelo da Investe Piauí para outras regiões. A palavra de ordem é expandir. Assim, outras cidades receberão o modelo já consolidado em 2023.