Governo promete gratificar agentes com bom desempenho em presídios

19/01/2016 08h14


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1Governador do Piauí, Wellington Dias.(Imagem:Catarina Costa/G1)Governador do Piauí, Wellington Dias.

Na tentativa de coibir novas fugas e rebeliões no sistema prisional do Piauí, o governador Welligton Dias anunciou nesta segunda-feira (18) que irá gratificar os agentes penitenciários das unidades sem registros de ocorrências graves. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio de Karnak para assinatura do decreto que prevê a promoção de 218 agentes.

Conforme o governador, a avaliação será feita anualmente e tem o objetivo também de incentivar projetos sociais dentro dos presídios. Wellington Dias também comunicou a autorização do concurso público com 150 vagas. A escolha da banca examinadora foi para análise e o edital deve sair ainda em fevereiro.

"Em 2015 as unidades com destaque em segurança, referência prisional e humanização foram de Floriano, São Raimundo Nonato e Feminina de Teresina. Os representante delas receberam premiações, mas agora pretendemos gratificar os agentes que também contribuem para que se chegue a um bom resultado",
explicou.

Os anúncios feitos pelo governador acontecem dois dias após ser registrada a primeira fuga deste ano. Onze presos escaparam da Penitenciária Irmão Guido após abrirem um buraco na laje. Do início do ano até agora, foram pelo menos 10 tentativas de fuga nos presídios do estado.

Imagem: Catarina Costa/G1Governor provmove agentes penitenciários no Piauí.(Imagem:Catarina Costa/G1)Governor promove agentes penitenciários no Piauí.

Servidores do estado estão sendo investigados sob a suspeita de facilitar fugas, se ausentarem de plantões e até mesmo entregar celulares a presos em penitenciárias do Piauí. A suposta conduta irregular desses funcionários é alvo de diversas sindicâncias abertas pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus).

"Serão convocados 75 aprovados e os outros ficarão no cadastro reserva. Pretendemos com isso garantir número de agentes suficiente para suprir as vagas deixadas pelos que estão se aposentando e atender a demanda nas novas unidades. Além do concurso, estamos com um planejamento anual para garantir melhorias no sistema prisional, como a implantação de mais tornozeleiras eletrônicas e aceleração dos julgamentos para desafogar as unidades",
destacou Wellington Dias.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os anúncios feitos pelo governador são uma conquista para a categoria e garante a valorização dos servidores. Ele avaliou que o governo abriu canal de diálogo após a greve e os comunicados feitos durante a solenidade são resultado de anos de luta.

"Existia um descompasso, pois mesmo com prazos o governo não cumpria o determinado. Ficamos felizes com esta promoção e aguardamos no semestre que mais 250 agentes sejam promovidos. Aguardamos agora a realização do concurso, mas alertamos que 75 aprovados não são suficientes e não farão alteração no sistema. Temos hoje uma demanda que carece de 2.180 agentes", comentou Kleiton Holanda.

Mais reforço
O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destacou os avanços obtidos para os agentes penitenciários em 2015, que há mais de 10 anos aguardavam uma promoção, e garantiu mais melhorias nos presídios. Para reforçar a segurança, ele solicitou prorrogação da presença da Força Nacional no sistema prisional.

"São muitas dificuldades, problemas como deficiência dos servidores, mas não vamos classificar como caos. Tivemos uma recente fuga e outras tentativas, mas estamos reforçando os plantões, aumentando o número de policiais militares e temos autorizado a reforma de algumas unidades", declarou Daniel Oliveira

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui