Governo Federal reconhece situação de emergência em Pavussu após incêndios

15/08/2025 18h23


Fonte G1 PI

Imagem: Aparecida Santana/TV ClubePrefeitura e Corpo de Bombeiros combatem incêndio na zona rural de Pavussu.(Imagem:Aparecida Santana/TV Clube)Prefeitura e Corpo de Bombeiros combatem incêndio na zona rural de Pavussu.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência no município de Pavussu, localizado a 400 km de Teresina, em virtude dos estragos causados pelos incêndios que atingiram áreas de vegetação no município. O decreto foi divulgado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (15).
 
As chamas, que se iniciaram em 31 de julho, foram controladas após uma semana. Com o reconhecimento, a prefeitura de Pavussu está autorizada a solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. Entre os itens que podem ser adquiridos estão cestas básicas, refeições para trabalhadores e voluntários, água potável, kits de limpeza domiciliar, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
 
Os pedidos devem ser formalizados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise das metas e valores solicitados, o valor aprovado será divulgado em nova publicação no Diário Oficial da União.

Chamas incendiaram cerca de 80 km²
 
O incêndio teve início em 30 de julho, em uma área de vegetação localizada entre os municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no sul do Piauí. Segundo a Defesa Civil, as chamas consumiram aproximadamente 80 km². As chamas foram controladas pouco mais de uma semana depois, em cinco de agosto.

Na noite do dia 3 de agosto, a Defesa Civil do Piauí emitiu um “alerta severo”, por celular, para que os moradores da zona rural de Pavussu deixassem a área atingida. Em 5 de agosto, a prefeitura de Pavussu decretou situação de emergência e informou que as lavouras de arroz, milho e feijão foram as mais impactadas, com perdas estimadas em até 90% da produção.

Somente no dia 5, após oito dias de combate às chamas, a Defesa Civil anunciou que o incêndio havia sido parcialmente controlado e já não representava risco direto.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui