Governo Federal reconhece situação de emergência em 34 municípios do Piauí devido à seca

24/06/2021 14h47


Fonte G1 PI

Imagem: TV GloboFalta de chuvas afeta plantações no Piauí.(Imagem:TV Globo)Falta de chuvas afeta plantações no Piauí.

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 34 municípios do Piauí. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (23) e deve ampliar a assistência do governo estadual nos territórios afetados com a falta de chuvas.

Segundo a Secretaria estadual da Defesa Civil (Sedec)estão sendo realizadas atividades para amenizar os impactos da seca e famílias das regiões estão aptas para receber benefícios, como liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), renegociação de dívidas rurais, acesso à linha de crédito especial ao agricultor e antecipação de benefícios da previdência social.

“Já atuamos nas regiões mais atingidas de maneira paliativa com a operação pipa para reduzir os impactos deste fenômeno na vida do sertanejo. Com mais recursos, iremos também agilizar a perfuração de poços e sondar a viabilidade técnica para construção de mais adutoras”, explicou o secretário José Augusto Nunes.

As 34 cidades que estão em situação de emergência são: Acauã, Alagoinha, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande, Campinas, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Curimatá, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Júlio Borges, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Julião, São Lourenço, Várzea Branca e Wall Ferraz.

A medida considera também o decreto estadual nº 19.692, do dia 26 de maio deste ano, que já decretava situação de emergência em 36 municípios pelo período de 180 dias e determinava que o governo do Piauí pode fazer compras sem realizar licitações, desde que seja para atender de forma emergencial os problemas causados pela seca nesses municípios. Ao todo, 49 municípios do estado têm decreto de emergência reconhecido pelo Governo Federal.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook