Governo extingue Casa de Custódia e presos provisórios serão transferidos

27/06/2018 07h55


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: CidadeVerde.comClique para ampliarCasa de Custódia Professor José de Ribamar Leite(Imagem:CidadeVerde.com)

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) publicou portaria no Diário Oficial mudando a nomenclatura da Casa de Custódia Professor José de Ribamar Leite, que agora passa a se chamar Penitenciária Professor José Ribamar Leite.

Com a mudança, o local receberá apenas presos sentenciados. Segundo a portaria, assinada pelo secretário Daniel Oliveira, o remanescente de presos provisórios da extinta Casa de Custódia será redistribuído nas demais unidades prisionais do sistema até posterior deliberação da administração penitenciária.

A secretaria alega que a Penitenciária Irmão Guido, única unidade prisional destinada a custódia de presos sentenciados da capital e dos municípios que integram a grande Teresina, encontra-se com a população carcerária acima de sua capacidade técnica, revelando-se necessário a abertura de novas vagas para presos sentenciados ao regime fechado em Teresina.

A portaria cita ainda recorrentes determinações judiciais para regularização da custódia de presos sentenciados com cumprimento da pena em regime inicial fechado em estabelecimento adequados, como a Penitenciária Irmão Guido.

“Ante a superlotação da Penitenciária Irmão Guido muitos presos sentenciados são custodiados em unidades prisionais do interior do Estado, deste modo, em desacordo com o art. 103 dentre outros preceitos legais da Lei de Execução Penal”
, diz o documento.

A Sejus afirma ainda que a Cadeia Publica de Altos, que possui capacidade técnica para 600 internos, destinada ao recebimento de presos provisórios, está perto de ser inaugurada.