Governo estuda aumentar isolamento na Semana Santa e dialoga com Igreja

22/03/2021 18h11


Fonte cidade verde

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarCovid no Piauí   Boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na noite deste domingo (21), revela que os hospitais do interior do estado estão com 100% dos leitos de(Imagem:Reprodução)
O secretário de governo, Osmar Júnior, afirmou que o Executivo estuda ampliar o período de isolamento social durante a Semana Santa e que reuniões com os representantes da Arquidiocese de Teresina já foram realizadas para o alinhamento das medidas. O Governo do Estado já declarou que novamente vai antecipar um feriado para sexta-feira (26), mas, até agora, não anunciou qual será a data comemorativa.

Neste ano, a Semana Santa começa no dia 28 de março com o “Domingo de Ramos” e termina em 4 de abril com o “Domingo da Páscoa”.

O Governo do Estado e as Igrejas buscam o entendimento entre respeitar a tradição religiosa e ao mesmo tempo adotar as medidas de isolamento social, devido a pandemia da Covid-19 e o aumento do número de casos, com a superlotação de hospitais com pacientes infectados.

“Na semana passada, juntamente com o secretário Florentino Neto e os médicos que compõem o COE (Comitê de Operações Emergenciais), tivemos uma reunião com o padre Tony Batista (Vigário Geral)”, diz o secretário.

“Estabeleceu-se que foi criado uma interlocução direta para se estabelecer um calendário de eventos na Semana Santa de forma que se respeite a tradição religiosa do nosso povo e ao mesmo tempo garanta a política de isolamento social. Isso nós vamos fazer em comum acordo. O governador tem orientado nesse sentido. Temos conversado também com as Igrejas Evangélicas. Enfim, com todas que compõem essa área importante da vida social. No sentindo de que o entendimento seja feito”.

Osmar Júnior reforça que “nós temos que enfrentar um adversário muito perigoso, que é o vírus. Unindo forças não está fácil, e se essas forças não estiverem unidas nós vamos perder mais ainda”.


Decreto

O Governo do Piauí publicou o decreto nº 19.539 com a prorrogação das medidas restritivas no Piauí até o próximo domingo, dia 28 de março. “O objetivo é conter a propagação da Covid-19 nos 224 municípios piauienses”.

Covid no Piauí

Boletim da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde), divulgado na noite deste domingo (21), revela que os hospitais do interior do estado estão com 100% dos leitos de UTIs ocupados. Um total de 13 hospitais regionais estão sem leitos para receberem novos pacientes.

Os óbitos e os novos casos continuam em alta, de acordo com a média móvel. No Piauí, nas últimas 24 horas foram registrados 625 casos confirmados e 15 óbitos pela Covid-19.

De acordo com o boletim, “os casos confirmados no estado somam 193.411 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.817 e foram registrados em 217 municípios”.