Governo do Piauí antecipa pagamento de servidores após bloquear tentativa de ataque hacker

29/09/2022 08h24


Fonte G1 PI

O Governo do Piauí antecipou em dois dias o pagamento de servidores estaduais após seu sistema eletrônico sofrer uma tentativa de ataque hacker. Segundo o governo, o ataque foi previamente bloqueado, e não causou nenhum dano. Os criminosos não puderam ser identificados.

O diretor geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) do governo, Antônio Torres, disse que os criminosos tinham a intenção de causar uma pane no sistema do governo na noite do dia 29, véspera do pagamento dos servidores estaduais com salários acima de R$ 2000. Depois do ataque, todos os pagamentos foram realizados na segunda-feira (26).

"Já havíamos sofrido ataques mas dessa vez foi pior. Identificamos o movimento prévio, e o planejamento deles de agir na noite de quinta-feira [29], para causar tumulto, atrapalhar os pagamentos. Imagine o caos que seria, na véspera de eleição",
comentou Antônio Torres.
Imagem: Divulgação/Sefaz-PI  Governo do Piauí divulga tabela de pagamento de servidores de 2022.(Imagem:Divulgação/Sefaz-PI ) Governo do Piauí divulga tabela de pagamento de servidores de 2022.

O plano dos criminosos era criar um volume gigantesco de acessos fictícios para causar um congestionamento e assim, derrubar o sistema, conforme explicou o diretor.

"É como se sua casa tivesse um cano feito para passar um determinado volume de água, e num dia, recebe um volume 100 vezes maior. O que vai acontecer é que o cano vai estourar",
detalhou.

Ainda segundo ele, o ataque foi detectado e bloqueado por ferramentas de segurança digital compradas pelo Governo do Estado nos últimos meses. Os criminosos, que não foram identificados, podem executar o crime de qualquer lugar do mundo.

Os ataques costumam acontecer em momentos sensíveis, em que é preciso que um volume de dados seja inserido em um sistema, como aconteceu com o sistema do Detran e do Governo do Estado no final de 2021, quando esse sistema estava sendo trocado por outro. No início de 2022, novos ataques aconteceram.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: governo, criminosos, sistema