Governo do PI anuncia novos cursos aos alunos da rede estadual sobre marketing e energias renováveis

18/05/2023 12h55


Fonte G1 PI

Imagem: TV Globo/ReproduçãoGoverno anuncia cinco novos cursos aos alunos da rede estadual voltados para marketing e energias renováveis, no PI: Governo anuncia cinco novos cursos aos alunos da rede estadual voltados para marketing e energias renováveis, no PI: "capacitação em áreas crescentes"

O Governo do Piauí lançou cinco novos cursos profissionais, técnicos e tecnólogos para estudantes da rede estadual. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) no Palácio do Karnak. Os cursos são voltados para desenvolvimento de sistema, marketing digital, programação de jogos, turismo e energias renováveis.

O valor do investimento foi em média R$ 4 milhões. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz parte da ampliação da oferta de cursos técnicos de nível médio por meio do Seduc Tec, projeto que faz parte do Acelera Seduc. Segundo o governador Rafael Fonteles (PT), cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados e 153 unidades de ensino.

“É mais uma oportunidade de garantir a capacitação dos nossos jovens em áreas crescentes, para que eles consigam espaço no mercado de trabalho e possam ajudar nosso estado a se desenvolver”, afirmou;

O secretário de educação, Washington Bandeira, pontuou os cursos e as especificações deles. O total de investimentos para estes cursos de tecnólogos será de mais de 23 milhões.

“Além do curso de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em inteligência artificial, que já conta com 3 mil alunos matriculados, teremos também os cursos de Marketing Digital, Programação de Jogos, Turismo (com ênfase em Empreendedorismo) e Energias Renováveis (com ênfase em energia eólica e solar)”, detalha o secretário.

Washington Bandeira afirmou ainda que a princípio os alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais devem ser contemplados.

"Iremos encaixar os cursos na carga horários dos alunos no ensino integral. Eles tem tempo hábil para conseguir continuar as aulas normalmente e em paralelo realizar os cursos. Por serem cursos que o mercado de trabalho demandado, a meta é que esses jovens estejam muito em breve no mercado de trabalho, gerando renda para o estado",
disse.

Cursos tecnólogos

Também foram lançados pelo governo, cursos tecnólogos. Segundo Fonteles, essa era demandas percebidas em 61 municípios e que os cursos devem atender mais de 3 mil estudantes pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

“O objetivo é complementar a formação dos egressos dos cursos promovidos pelo Projeto Seduc Tec”, disse.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Evandro Alberto, afirma que esta é uma das iniciativas para a expansão da UAPI no Estado. “Serão 3.100 vagas ofertadas para levar à sociedade piauiense essa nova perspectiva de Estado que é tão desejada pelo governador Rafael Fonteles e pelo nosso Secretário Washington Bandeira na questão da energia renovável e na revolução digital. Vamos trabalhar juntos para estruturar essa demanda, principalmente na parte pedagógica”, comenta.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, cursos, seduc