Governo do Estado prepara estratégias para atuação dos órgãos durante prévias e festas carnavalescas

24/01/2024 10h28


Fonte Governo do Piauí

As prévias carnavalescas já estão começando em Teresina e no interior do Piauí, o que motiva diversos órgãos do Estado a desenvolverem atividades voltadas para o bem-estar dos foliões nesse período e também nos dias de Carnaval. As ações focam especialmente nas áreas de segurança, turismo e combate à importunação sexual. Dentro desse planejamento, a Secretaria do Turismo (Setur) realiza, na segunda-feira (29), reunião para definir os eventos e estratégias de trabalho para a folia. A Secretaria da Saúde (Sesapi) também está definindo as ações a serem desenvolvidas.

Já a Secretaria das Mulheres (Sempi) lança, no dia 2 de fevereiro, a Campanha de Carnaval 2024 “Ei, mermã, só se eu quiser… #Não é não!”. Pautada na Lei da Importunação Sexual e no movimento “Piauí sem Misoginia”, a ação será oficialmente inaugurada em um cortejo, partindo da Secretaria da Cultura (Secult) em direção ao Palácio de Karnak, às 8h. O evento contará com a participação de uma charanga e importantes parceiros institucionais. Neste ano, o foco é o combate à misoginia, à importunação sexual, ao ódio e todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

No dia 3 de fevereiro, as atividades serão realizadas durante o Corso do Zé Pereira de Teresina, a partir das 15h, com um caminhão de conscientização percorrendo diversos pontos estratégicos da cidade. O cronograma, ao longo do mês, inclui blitzen educativas em diversos pontos da cidade.
Imagem: DivulgaçãoAs ações focam especialmente nas áreas de segurança, turismo e combate à importunação sexual.(Imagem:Divulgação)As ações focam especialmente nas áreas de segurança, turismo e combate à importunação sexual.

Quanto à segurança do Carnaval, a Polícia Militar do Piauí já lançou a “Operação Entrudo” para segurança dos foliões durante as festas carnavalescas em todo o Piauí. Pelo menos 500 policiais foram escalados para atuarem durante a operação. “A operação vai garantir segurança na capital e nos demais municípios piauienses. Somaremos ao nosso contingente os 322 policiais militares recém-nomeados no nosso efetivo para reforçar a segurança nos pontos que consideramos estratégicos”, explica o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM-PI.

O coronel também destacou que o número de policiais enviados por cidade será conforme a projeção do número de visitantes que o município receberá. Jacks Galvão ressaltou que cidades que tradicionalmente realizam prévias e têm festas carnavalescas bem movimentadas receberão um reforço maior no número de policiais. Os do litoral do estado, por exemplo, exigem uma atenção maior. As atenções também serão voltadas para os municípios de Barras, Picos, Floriano, Água Branca, Pedro II e Piracuruca, onde o Carnaval costuma ser mais agitado.

"Em Teresina, daremos uma atenção especial, porque temos uma expectativa de que devem ocorrer mais de 30 eventos carnavalescos nos mais diversos bairros da capital”, frisa Galvão.