Governo do Estado lança projeto Piauí Pet Castramóvel no dia 5 de junho

19/05/2023 13h23


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO projeto atuará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e os protetores de animais.(Imagem:Divulgação)O projeto atuará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e os protetores de animais.

O Governo do Piauí lança, no dia 5 de junho, mais um projeto ambiental em prol da causa animal. É o Piauí Pet Castramóvel, o primeiro no âmbito da administração estadual. A iniciativa será promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o lançamento ocorrerá em solenidade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Palácio de Karnak, com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, do secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e demais autoridades, sendo aberto à comunidade em geral. O projeto também conta com a parceria do deputado estadual Dr. Hélio Oliveira, que destinou emendas parlamentares para implementação da iniciativa, e da vereadora de Teresina Thanandra Sarapatinhas.

“É uma enorme satisfação anunciar que já adquirimos o veículo, que será o primeiro castramóvel do Estado, um projeto que irá reforçar toda a política estadual de atenção aos nossos animais, sejam eles domésticos ou em situação de rua”, disse Daniel Oliveira. “Essa é mais uma importante ação que mostra que a causa animal é uma das prioridades máximas do Governo do Estado e da Semarh”, completou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O Piauí Pet Castramóvel atuará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e os protetores de animais. A castração é uma das estratégias para promover o controle populacional dos animais em situação de rua, além de evitar que animais, principalmente filhotes, sejam abandonados, garantindo maior bem-estar e saúde a eles e à população. A iniciativa ainda reduzirá os riscos de contágio de pessoas por doenças transmitidas pelos animais que vivem nas ruas, como o calazar.

O Governo do Estado, por meio da Semarh, segue ampliando toda a política de proteção animal no Piauí, e também irá criar o 1º Conselho Estadual de Defesa e Proteção aos Animais. Em breve, o projeto de lei que cria o colegiado será enviado para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), pelo governador Rafael Fonteles.

Para mais informações sobre o Piauí Pet Castramóvel, acompanhe o perfil oficial da Semarh no Instagram: @semarhpiauioficial.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: governo, projeto, animais