Governo do Estado investe em equipamentos de segurança e no combate às organizações criminosas

10/10/2023 10h06


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoAs ações visam reduzir a criminalidade e garantir a dignidade da população piauiense.(Imagem:Divulgação)As ações visam reduzir a criminalidade e garantir a dignidade da população piauiense.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou, durante entrevista, a importância da aquisição de equipamentos que irão auxiliar nas ações de combate a incêndios florestais e resgate de vítimas no Piauí, além de parcerias com a Marinha do Brasil, entrega de novas viaturas, combate às organizações criminosas e a descentralização do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí foi contemplado com 15 kits acoplados em picapes, além de câmeras termográficas e notebooks. A entrega dos equipamentos faz parte de um conjunto de ações determinadas pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, que tem como finalidade reestruturar a corporação.

“Nesta semana vamos inaugurar uma sede do Corpo de Bombeiros em Oeiras, o que possibilitará um atendimento mais rápido e eficaz”, pontuou Chico Lucas.

Parceria com a Marinha do Brasil

Chico Lucas anunciou que o Piauí irá trabalhar em parceria com a Marinha do Brasil no combate à comercialização de drogas e de produtos ilegais que têm como rota o litoral do estado.

“Parnaíba é um polo de desenvolvimento, onde existe uma grande circulação de pessoas, infelizmente, quando existe desenvolvimento, há um crescimento da criminalidade. Por esse motivo estamos discutindo com a Marinha, ações de combate. Com a chegada do Porto de Luís Correia, a Marinha terá que reforçar a segurança na região e a Secretaria de Segurança Pública irá atuar de forma integrada. Devemos ressaltar que o Ministério da Justiça tem dado todas as condições e o aporte financeiro necessário”, disse o secretário.

Entrega de viaturas

No decorrer da entrevista, o secretário de Segurança falou sobre a importância da entrega de 13 veículos especiais para transporte de corpos, para o Instituto de Medicina Legal (IML). As 13 unidades são provenientes de recursos do fundo de Segurança Pública, no valor total de R$ 3.931.850,00.

“Esses veículos são necessários para garantir a segurança pública, na semana passada entregamos os carros “tumba” e estamos distribuindo para os municípios do interior do estado. Essas ações irão garantir mais dignidade para a população piauiense”, disse Chico Lucas.

O secretário ainda destacou que até o final deste ano, 600 novas viaturas serão entregues para a Polícia Militar do Piauí, com o objetivo de garantir mais segurança na capital e no interior do estado, além da aquisição de radiocomunicadores que irão permitir um trabalho mais rápido e eficiente. Chico Lucas também ressaltou o aumento do efetivo de policiais militares, civis e bombeiros com a efetivação dos aprovados nos últimos concursos.

Combate às organizações criminosas

Chico Lucas afirmou que o combate ao crime organizado é uma das principais atividades da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, ressaltando a criação de delegacias especializadas e o trabalho realizado pelo Departamento de Repressão às Ações Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Piauí. “O foco é prender aquelas pessoas que cometem crimes de forma reiterada, como tráfico de drogas, furto, roubo e homicídios. Com a realização dessas operações integradas, temos conseguido reduzir o número de homicídios na capital e o número de crimes patrimoniais”, disse.

Descentralização do Instituto de Identificação

De acordo com Chico Lucas, o trabalho do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, visa garantir que todos os cidadãos piauienses tenham acesso à Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e aos serviços do Gov.PI.

“Era um serviço que deixava a desejar, e a partir da sua criação, conseguimos ampliar o serviço e descentralizar tanto na capital como também no interior. A ideia do governador Rafael Fonteles é tornar o Piauí o estado mais digital e o IIDFP está dentro dessa política pensada para prestar esse serviço de forma satisfatória em todo o território piauiense”, finalizou o secretário.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: marinha, estado, combate