Governo decreta estado de emergência em 41 municípios do Piauí por conta da seca

19/08/2022 08h52


Fonte G1 PI

Imagem: Patrícia Andrade/G1Trecho da PI-259 em obras entre as cidades de Paulistana e Curral Novo.(Imagem:Patrícia Andrade/G1)Trecho da PI-259 em obras entre as cidades de Paulistana e Curral Novo.

O Governo do Estado decretou nesta quarta-feira (17) situação de emergência em virtude da seca em 41 municípios do Piauí. O problema está ocorrendo em municípios do semiárido, que compreendem o Território da Serra da Capivara, Vale do Canidé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Vales dos Rios e Itaueira.

O decreto foi assinado pela governadora do estado, Regina Sousa (PT), e tem vigência de 180 dias, no qual os órgãos acionados e as entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competência e vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, adotem de medidas necessárias à restauração da normalidade.

Com os decretos de emergência, os gestores públicos podem solicitar recursos ao Governo Federal ou Estadual para socorrer a população e amenizar a situação de estiagem.

Estiagem e seca
Imagem: Inmet  Governo Federal decreta estado de emergência para 11 cidades do Piauí.(Imagem:Inmet ) Governo Federal decreta estado de emergência para 11 cidades do Piauí.

Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.

Já a seca caracteriza uma situação mais grave, em que a estiagem é ainda mais longa, e dura um período suficiente para causar provocar desequilíbrio hidrológico na região.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, seca, estiagem